segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Hábito Alimentar Infantil: O Exemplo Começa Por Você

 

A alimentação é uma das bases fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar no decorrer da vida. Por isso é tão importante que desde cedo as crianças aprendam a comer de tudo, construindo bons hábitos alimentares que as acompanharão ao longo da vida.

A infância é um período de desenvolvimento em que as crianças aprendem, experimentam e acolhem muitas informações. E é justamente nesse momento que descobrem suas preferências alimentares.

Por isso é tão importante que as crianças sejam estimuladas a conhecer desde cedo diferentes tipos de alimentos, sabores, cores e texturas. Essa diversidade alimentar proporciona uma alimentação mais equilibrada, rica em nutrientes e mais saudável.

Além disso, essa prática ajuda a evitar a seletividade alimentar na infância, que pode prejudicar a alimentação, a saúde e até a sociabilização da criança.

Uma boa dica é criar um ambiente agradável e descontraído à mesa, conversando com os pequenos sobre as origens, o cultivo ou as diversas curiosidades sobre os alimentos servidos naquela refeição. Coma com a criança, celebre o sabor, convide-o a cheirar e tocar, para experimentar esse universo novo. Transforme as refeições em momentos de prazer e descoberta!

Os pais e responsáveis são os principais modelos que as crianças seguem, tanto no que diz respeito à escolha dos alimentos quanto no comportamento alimentar. Se os pais mantêm uma alimentação variada e saudável, é provável que os filhos sigam o exemplo e adotem bons hábitos alimentares.

Se você tiver dúvidas sobre como introduzir alimentos diferentes às refeições de seus filhos, saiba que posso te ajudar. Existem planos alimentares feitos especialmente para os pequenos - e não é nada incomum que eles gerem também benefícios e hábitos mais saudáveis para toda a família!

#planoalimentar #planejamentoalimentarindividualizado #rotinaalimentarinfantil #nutricionistainfantil #alimentacaoinfantil

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: