A abóbora é um fruto nativo típico da América do Sul e era consumido pelos indígenas muito antes da colonização europeia. Em algumas regiões do Brasil, é conhecida como jerimum e é sempre muito apreciada por sua versatilidade e sabor delicado.
Existem diversas variedades de abóbora. Entre elas estão a moranga e a abóbora japonesa (ou cabotiá), que é um legume híbrido, criado no Japão, pela união entre a moranga e a abóbora moschata.
A abóbora é bastante nutritiva e possui poucas calorias. Por exemplo, cada 100 gramas de abóbora cabotiá cozida contém apenas 48 kcal. São alimentos ricos em vitamina A e C, possuem fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6.
Essa receita combina de forma original e deliciosa a abóbora com o iogurte.
INGREDIENTES:
- 300 g de abóbora (preferencialmente moranga) descascada e picada
- 1 e 1/4 de xícara de adoçante culinário
- 1 xícara de água
- 1 pau de canela
- 2 potes de iogurte natural desnatado (340 g)
- 2/3 de envelope de gelatina em pó incolor
- 1 pote iogurte grego gelado (200 ml)
MODO DE PREPARO:
Adicione a abóbora, o adoçante e a canela em uma panela e cozinhe até ficar tenra, no ponto de doce de colher. Espere esfriar e reserve uma pequena porção da abóbora para a decoração final.
Bata o doce de abóbora e o iogurte natural desnatado no liquidificador até que fiquem homogêneos. Hidrate e derreta a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e junte ao creme de abóbora, batendo suavemente, até misturar.
Divida em 8 taças individuais. Coloque o iogurte grego sobre a abóbora, fazendo uma nova camada. Decore com lascas da própria abóbora cozida, polvilhe canela em pó e, se preferir, raspinhas de coco ou alguns cravos. Leve à geladeira por cerca de 3 horas antes de servir.
Garanto que essa combinação inusitada e deliciosa de abóbora com iogurte será uma surpresa e um sucesso na sua casa. Bom apetite!
#receitafit #receitanutri #receitalight #dicasnutricionais #docedeabobora.
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário