segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Manga: Apesar de Doce Ela Pode Ajudar no Pré-Diabetes


Novos estudos desafiam a ideia de que menos açúcar significa mais saúde. Adultos com pré-diabetes, que consumiram uma manga por dia durante seis meses, apresentaram melhor controle glicêmico, maior sensibilidade à insulina e redução da gordura corporal em comparação aos que ingeriram diariamente uma barrinha de granola com baixo teor de açúcar. A pesquisa, publicada na revista Foods, evidencia benefícios claros do consumo de manga em pessoas com pré-diabetes.

 

Inflamação e insulina

A inflamação crônica de baixo grau está associada à resistência à insulina e ao descontrole glicêmico, fatores que levam ao desenvolvimento do diabetes tipo 2. Outra pesquisa, publicada em Nutrients, avaliou o efeito do consumo regular de manga sobre a inflamação e sensibilidade à insulina em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, também com resultados positivos: menor inflamação, melhora na composição corporal e melhor equilíbrio glicêmico.

 

Fibras, vitaminas, antioxidantes

Uma manga Tommy média (porção comestível de 300 g) contém aproximadamente 32 g de açúcares naturais, além de diversos nutrientes, como fibras, vitamina C e antioxidantes (carotenoides, compostos fenólicos, quercetina), que ajudam o organismo a metabolizar o açúcar de forma mais eficiente. Em contraste, lanches industrializados com baixo teor de açúcar frequentemente carecem desses compostos protetores e podem até aumentar o risco de diabetes.

 

Frutas apoiam a saúde

Frutas, mesmo as mais doces, podem apoiar a saúde e contribuir para a prevenção do diabetes. A mensagem é simples: a qualidade do alimento importa mais do que os números no rótulo. Atenção – ambos os estudos foram feitos com pacientes não diabéticos. Consulte seu médico antes de mudar a dieta.

 

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia; 

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referências Bibliográficas:

*Foods 2025. Daily mango intake improves glycemic & body composition in adults with prediabetes.

*Nutrients 2025. Mango consumption is associated with increased insulin sensitivity in overweight/obesity & chronic low-grade inflammation.

 

Nenhum comentário: