terça-feira, 30 de outubro de 2012

Que calor!!!

Com esse calor nada melhor do que um suco refrescante!!




O abacaxi ou Ananas comosus merril originário do Brasil e Paraguai, é uma planta da família das bromeliáceas, composto por 85% de água e 13% de açúcares. É uma fruta rica em vitamina A, vitamina C, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B, ácido fólico e fibras. Encontramos no abacaxi uma enzima chamada bromelina (quebra as proteínas dos alimentos) que auxilia na digestão, reduz a inflamação, além de ser utilizada para amolecer carnes em churrascos. As fibras auxiliam no bom funcionamento intestinal. Seu efeito diurético ajuda a eliminar as toxinas do organismo.



A banana é originária do sudeste asiático e possui diversas variedades (nanica, prata, maçã, ouro, banana-da-terra e São Tomé). Contém potássio, magnésio, vitamina A, C, B6, B12, fibras e o aminoácido triptofano. Os nutrientes presentes na banana auxiliam na prevenção e tratamento da hipertensão arterial; ajuda a prevenir cãimbras; melhora as contrações musculares, inclusive do músculo cardíaco; melhora o funcionamento intestinal; proporciona saciedade; auxilia no metabolismo energético (fornecerá energia aos músculos em atividades); potencializa a absorção de zinco; aliada contra a TPM (tensão pré-menstrual); tristeza, processos depressivos e combate à insônia. O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina (neurotransmissor), que auxilia para melhora do humor, para relaxar e de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.


Hortelã é muito utilizada para dar sabor às preparações culinárias (molhos, sucos, saladas e para temperar as carnes). Existem cerca de 25 espécies de hortelã (alguns exemplos, hortelã-de-cozinha, hortelã-de-horta, hortelã-pimenta, poejo-menta), pouco diferentes entre si, mas todas com sabor característico e aroma refrescante. Além de auxiliar nas preparações culinárias, a hortelã pode ser considerada uma erva medicinal devido as suas propriedades terapêuticas, como, por exemplo, estimula o aparelho digestivo; auxilia no reumatismo; combate dores de barriga; auxilia no funcionamento intestinal; possui efeito anestésico e calmante. As vitaminas e minerais presentes na hortelã são: vitamina C (antioxidante que ajuda a sintetizar o colágeno), vitamina A (faz bem para a pele, cabelos e ossos), cálcio (que atua na formação de ossos e dentes) e o ferro (que faz bem para o sangue). A hortelã é um pequeno complemento nutricional (pequenas quantidades dela são utilizadas no preparo dos alimentos) e por isso, não adianta achar que ela irá suprir as necessidades destes nutrientes.

Nenhum comentário: