terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tacinha refrescante diet de morango

 
 

MORANGO

 

            O morangueiro pertence à família das rosáceas, originário das Américas. O morango é um pseudofruto de coloração vermelho-brilhante, odor envolvente, textura e sabor levemente acidificado. A coloração do morango é devido às antocianinas, e o seu sabor característico é devido aos ácidos cítrico e málico, e aos açúcares.

 

              Dentre as propriedades do morango, destacam-se a sua ação antioxidante, a capacidade de reduzir a suscetibilidade a infecções, o seu efeito diurético e sua atividade antiinflamatória em reumatismo e gota.

 

              O morango é rico em vitamina C, ferro, cálcio, potássio, magnésio, manganês, zinco, cobre, fibras solúveis, além dos compostos fenólicos que agem como antioxidantes naturais e possuem atividade anticarcinogênica, reduz incidência de doenças coronarianas e ação bactericida e fungicida. Também possui o ácido elágico, que evita danos celulares diminuindo a ameaça principalmente de tumores no aparelho digestivo.

 

 

Dicas:   Procure não cortar muito o morango, pois quanto mais picado, maior o contato com o oxigênio, maior será a perda dos antioxidantes.

 

              O morango muitas vezes carrega resíduos de agrotóxico. Na hora da compra, prefira o produto com selo de certificação que garante a origem e os cuidados no cultivo. Quanto mais vermelho, melhor. Isso indica que está maduro e os pesticidas, se foram utilizados, já perderam parte do efeito.

 

               Lave bem os morangos, principalmente o cabinho cheio de folhas, pois é ali que podem se esconder micróbios capazes de causar desarranjos. Esse cuidado também deve ser tido com os orgânicos, que merecem igualmente uma boa lavada. Afinal, não têm pesticidas, mas podem conter restos de adubo.


Nenhum comentário: