segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Verão Saudável



           Em um país de sol quase o ano inteiro, é difícil separar as férias das praias e de muito calor. Para muitos, no Brasil, o verão é o ano inteiro, pois vivem em regiões com temperaturas médias acima dos 30°. Para aproveitar com saúde essas altas temperaturas, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação e hidratação. 



Hidratação

            Durante o verão e nos dias ensolarados, que provocam o aumento da temperatura ambiente, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. A transpiração excessiva, o esforço físico ou vômitos e diarreias provocados pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, podem causar um problema muito comum nessa época do ano, a desidratação.

            Para evitar e prevenir a desidratação, é importante que as pessoas, principalmente crianças e idosos, tenham uma boa alimentação e consumam líquidos de forma regular. Além disso, nesses dias, é importante usar roupas leves, fazer exercícios físicos nos períodos mais frescos do dia (antes das 10h ou após as 15h), preferir local arejado e com sombra.

             Em condições normais, o organismo de um adulto perde em média 2,5 litros de água por dia na forma de suor, urina, fezes e transpiração. Por isso, devemos repor essas perdas diárias com muito líquido, na forma de água pura, chás, sucos, leite e etc.

           As crianças se desidratam mais fácil que os adultos. Por isso, fique de olho. Ofereça água, sucos, água de coco, chá gelado, a cada meia hora pelo menos. Evite oferecer refrigerantes ou sucos industrializados.

            A água de coco pode ser uma excelente opção nesse período de calor. Com baixo valor calórico (19 calorias/100ml), a bebida pode ser utilizada como substituto da água para saciar a sede e também para repor eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação ou durante atividade física intensa. A água de coco tem uma composição nutricional semelhante ao soro fisiológico, por isso hidrata o organismo de forma rápida, podendo ser utilizada para repor perda de minerais no caso de vômitos e diarreia. Hipertensos e diabéticos não podem exagerar, pois em excesso a água de coco fornece muito sódio e glicose. Em 100ml de água de coco encontramos 105mg de sódio.


Alimentação

            Os dias de temperaturas elevadas provocam geralmente uma inibição da fome, ao contrário dos dias frios quando nosso apetite aumenta. Esse efeito anorexígeno (inibidor da fome), induzido pelo calor, pode agir negativamente se ficarmos em jejum. Por isso, a melhor forma de contornar este problema é consumir alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, geralmente muito calóricos e de difícil digestão. Não deixe a criança sem almoçar. Na hora do jantar, para não cair na monotonia, prepare um hambúrguer caseiro com salada e um queijo magro, que pode ser muzarela light. A batata pode ser assada em vez de frita, por exemplo.

       Muitos alimentos apresentam a gordura em uma forma “escondida” ou camuflada, o que ocorre com os queijos amarelos, amendoins, os salgadinhos de pacote, pasteis, calabresa e salame fatiados, patês, maioneses, chocolates e sorvetes em massa, entre outros. Uma boa opção é consumir alimentos menos calóricos e mais saudáveis, substituindo o pastel frito pelo assado, o sorvete em massa (contém gordura do leite) pelo picolé de fruta (contém suco de fruta), o chocolate pela barrinha de cereais, o amendoim pela soja torrada, a maionese por molhos à base de iogurte natural, os queijos amarelos pelos queijos brancos etc.


Alimentação na Praia e Clubes

          Geralmente, os bares de praias e clubes oferecem comida muito gordurosa, com pouco valor nutritivo. Os exemplos são muitos: pasteis, porções de peixes, camarão e batatinha fritos em óleo usado por várias vezes, salgadinhos dos mais variados tipos, entre outros.

            Prepare em casa lanches saudáveis e coloque em um isopor. É mais barato e seguro levar de casa do que comprar sem saber a procedência. Maçã, banana, castanhas, nozes, cookies integrais, lanches preparados em casa, enfim, produtos leves, que não estraguem com facilidade. Não deixe a criança ficar sem comer durante muito tempo. Lembre-se da regra: alimentação de 3 em 3 horas.



            Use e abuse das frutas da época: manga, uvas, pêssegos, ameixas, tomates e legumes como pepino, cenoura, salsão etc. Tanto as frutas como os legumes devem ser mantidos gelados com o auxílio de uma pequena caixinha de isopor ou bolsa térmica.

              Rale cenoura, beterraba, fatie salsão e os utilize junto com ricota, queijos cottage, peito de peru ou atum. Evite o uso de maionese, dê preferência aos molhos à base de iogurtes naturais. O mesmo vale para o milho das barraquinhas de praia, que deve ser consumido sem manteiga.


Atenção ao Excesso de Álcool

            Especialmente no verão, devemos ficar atentos às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha. Além de conter calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, essas bebidas podem levar à desidratação, pois o álcool “retira” a água das células, agindo como diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com consequente perda de água pelo organismo.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

Mais saúde no verão! Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br

Salgado, JM. Alimentos Inteligentes. 1. ed. São Paulo: Prestígio, 2005.

 
 

Nenhum comentário: