domingo, 18 de janeiro de 2015

Cranberry



O Cranberry (Vaccinium macrocarpon) é uma planta nativa dos Estados Unidos. Esta fruta pode ser encontrada em frutas frescas e desidratada, suco concentrado e em cápsulas. É um fruto riquíssimo em compostos polifenólicos, especialmente antocianinas e diversos estudos in vitro e in vivo tem investigado sua atividade antibacteriana, mais especificamente na prevenção de infecções do trato urinário. Os benefícios deste fruto para a saúde incluem efeitos cardioprotetores, propriedades anticancerígenas, e antibacteriana.


Estudos mostram que as antocianinas presentes no cranberry diminuem a oxidação do LDL humana in vitro e diminuem o colesterol total e LDL em animais.

Em relação à infecção do trato urinário as pesquisas mostram que o cranberry contém propriedades anti-adesão que impedem a Escherichia coli de aderir às células uro-epiteliais no trato urinário. Alguns estudos mostram que a ingestão de aproximadamente 500ml de suco de cranberry diário podem reduzir o pH urinário.

Receita de Smoothie de Cranberry

Este smoothie é uma ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde. Esta receita é riquíssima em compostos fenólicos.

- 250 ml de iogurte natural
- 100 gramas de cranberry desidratado
- 1 colher de chá de gengibre em lascas
- 1 colher de sopa de mel
- Cubos de gelo 

No liquidificador, coloque o iogurte, os cranberrys, o gengibre, o mel e o gelo. Bata tudo até que o gelo fique em pedaços e a textura de smoothie, cremoso. 



Quantidade recomendada do suco de cranberry para auxilio no tratamento da infecção urinária

            Os resultados de estudos clínicos sugerem um possível benefício clínico de suco de cranberry na prevenção e auxilio no tratamento da infecção urinária. Os estudos que apresentam bons resultados recomendam a ingestão média de 500ml de suco de cranberry para auxiliar no tratamento da infecção urinária. Porém, mais pesquisas são necessárias para definir a dosagem ideal e o tipo de consumo (suco concentrado, cápsulas, suco diluído, fruta desidratada.)

Texto elaborado pela Nutricionista Fernanda Piazera

Fernanda Piazera é formada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau – FURB e Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria (UNICSUL/SP). Atualmente atua na área de Nutrição Clínica com ênfase em Nutrição Funcional.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

AFSHAR, K. et al. Cranberry juice for the prevention of pediatric urinary tract infection: a randomized controlled trial. The Journal of urology, v. 188, n. 4, p. 1584-1587, 2012.

DOHADWALA, Mustali M. et al. Effects of cranberry juice consumption on vascular function in patients with coronary artery disease. The American journal of clinical nutrition, v. 93, n. 5, p. 934-940, 2011.

RAZ, R .; CHAZAN, B .; DAN, suco de M. Cranberry e infecção do trato urinário. Clinical Infectious Diseases , v. 38, n. 10, p. 1413-1419, 2004.


MILBURY, Paul E.; VITA, Joseph A.; BLUMBERG, Jeffrey B. Anthocyanins are bioavailable in humans following an acute dose of cranberry juice. The Journal of nutrition, v. 140, n. 6, p. 1099-1104, 2010.
 



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