segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Suco Vivo



Feitos com frutas, verduras e, principalmente, com grãos germinados, os sucos vivos caíram no gosto das celebridades e prometem resultados como um melhor funcionamento do intestino, a aceleração do metabolismo e uma melhor imunidade.

A alimentação viva defende que os alimentos sejam consumidos sem passar por processos físicos ou químicos, como o cozimento, para que os nutrientes não sejam perdidos. Os alimentos que precisariam ser processados ou cozidos para o consumo, como grãos e raízes, são plantados e os brotos são usados na produção de sucos e saladas.

Os sucos são excelentes alternativas para consumir o máximo de nutrientes de maneira mais prática e saborosa. Os sucos vivos podem conter sementes e grãos germinados de alfafa, feijão-da-china e girassol. Verduras, legumes e sucos de frutas ajudam a deixar o líquido mais gostoso e rico em nutrientes.

Os grãos germinados podem ser comprados prontos ou feitos em casa, o que garante um produto livre de agrotóxicos e produtos químicos.

Como germinar os grãos e sementes

● Coloque as sementes ou grãos em um recipiente com água. As sementes devem ficar totalmente submersas em água limpa;

● Deixe de molho por uma noite;

● Escorra as sementes e coloque-as em um coador ou peneira em um lugar fresco e arejado;

● Enxágue os grãos duas ou três vezes ao dia até que eles comecem a germinar;

● Consuma os brotos com mais de duas folhas. Brotos muito novos contêm aminoácidos que podem ser prejudiciais à saúde;

● A maioria dos grãos está pronta para o consumo após quatro dias germinando.

Receita de Suco Vivo

Ingredientes:

● 1 maçã média picada com casca e sem semente;
● ½ pepino médio;
●3 folhas de couve (manteiga, do brócolis ou da couve-flor) ou outra hortaliça verde escura (escarola, folha da beterraba, ramo da cenoura);
● 3 ramos de hortelã, capim-limão ou erva-cidreira;
● ½ xícara de semente de girassol germinada;
● 1 cenoura média;
● suco fresco de um limão médio;
● ½ xícara de chá de abóbora picada

Modo de Preparo: Coloque a maçã picada no liquidificador, acrescente o suco fresco do limão e acrescente o pepino até que o primeiro líquido se forme. Coe o líquido e volte para o liquidificador. Acrescente as sementes germinadas, as folhas verdes, o legume e a raiz. Coe e beba imediatamente.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Suco vivo: uma explosão de saúde. Rev Meu Prato Saudável, 2015.

Nenhum comentário: