sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Como Deixar O Arroz Mais Nutritivo



Todo mundo sabe que o tradicional arroz branco faz a cabeça e o prato dos brasileiros, mas que tal dar uma renovada nas receitas de casa e partir para um arroz mais elaborado, nutritivo e saboroso? Comece variando nos tipos de arroz, substitua o arroz branco por arroz integral, arroz cateto, 7 grãos, arroz selvagem e outros, pois esses contém mais fibras e vitaminas do complexo B.

ARROZ COM LEGUMES: Uma variação simples que pode ser feita com cenoura, vagem e ervilha. Após refogar o arroz, junte os legumes e coloque a água. Os legumes darão ao seu arroz um alto valor de vitaminas e minerais.

ARROZ COM AÇAFRÃO: Rico em carotenoides o açafrão (antioxidante e anti-inflamatório) é um tempero especial para o arroz dando uma coloração amarela e você ainda pode colocar salsinha depois de pronto para decorar.

ARROZ COM ERVAS: Adicionar alecrim, manjericão, salsinha, tomilho (propriedades antimicrobianas) dão um toque especial ao arroz deixando-o colorido e com perfume.

ARROZ COM NOZES: As nozes são ricas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (auxiliam na proteção cardiovascular) além de ter vitaminas e minerais, conferindo sabor e perfume ao arroz. 



ARROZ COM LENTILHA: A lentilha é rica em proteínas e ferro. Esta preparação é muito conhecida como Mijadra, uma preparação feita de arroz, lentilha, canela e cravo. A canela e o cravo tem propriedades digestivas e antissépticas.

ARROZ COM BRÓCOLIS: O brócolis é um vegetal crucífero e contem uma substância denominada flavonoide possuindo atividades preventivas contra câncer, doenças coronarianas e atuando como antioxidante.

ARROZ COM UVAS PASSAS: As uvas passas concentram muito mais os nutrientes, o sabor e o aroma da uva por sofrerem o processo de desidratação. Misture no arroz depois de pronto as uvas passas pretas e brancas.

ARROZ COM GENGIBRE: O gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de ter propriedades antioxidantes e antissépticas. Misture o gengibre ralado na água de cozimento do arroz.

ARROZ COM COGUMELO: Champignon ou cogumelo de paris é muito consumido aqui no Brasil, tem poucas calorias e provoca saciedade por ser rico em fibras. Além disso, contem minerais (iodo, cálcio e potássio) e vitaminas do complexo B indispensáveis para o funcionamento do organismo.

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: