quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Como Emagrecer Após A Gestação?



O corpo da mulher passa por uma série de mudanças drásticas ao longo dos 9 meses de gestação, e por mais que no momento do parto, exista a expectativa de que este corpo retorne às medidas anteriores da gestação, é normal demorar um pouco para conseguir recuperar o seu peso habitual. Com isso muitas mulheres se frustram, achando que nunca mais terão o corpo de antes da gravidez. Por isso reunimos algumas dicas para poder ajudar as mamães a passar por essa nova fase:

Cuidado com a balança

O ganho de peso ideal durante a gestação depende do estado nutricional em que a mulher estava antes da gravidez, sendo que a recomendação média para mulheres que estão em seu peso adequado é de 11 a 16 kg. Portanto, quanto mais o ganho de peso seja controlado e acompanhado pelo médico, mais fácil será recuperar o peso inicial.

Aleitamento materno 

Já não é novidade que o aleitamento materno é benéfico para o bebê, pois além de conter todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento, ainda possui os anticorpos necessários para a sua saúde. Além disso, o aleitamento promove para a mãe um gasto de calorias maior, fazendo com que ela recupere seu peso habitual mais facilmente. 



Alimentação equilibrada 

Vale lembrar que não é hora de fazer regimes restritivos, pois a mulher precisa dos nutrientes dos alimentos para conseguir uma boa produção de leite e assim suprir as necessidades do bebê. O ideal é apostar em uma dieta equilibrada, contendo fonte de vitaminas e minerais (frutas e legumes), ferro e proteína (carnes e leguminosas), carboidratos (arroz e pão) e fibras (hortaliças e cereais integrais), além de realizar as refeições de forma fracionada, tendo pelo menos 5 refeições por dia.

Hidrate-se

Manter o corpo hidratado é fundamental para a perda de peso, a água auxilia em todos os processos realizados pelo corpo, e também é responsável pela regulação da temperatura e eliminação das toxinas do organismo. Por conta disso o Ministério da Saúde recomenda que se consuma no mínimo 2 litros de água por dia, porém durante a amamentação é aconselhado que o consumo seja ainda maior, já que grande parte do leite materno é composto por água.

Exercícios 

É muito importante, mesmo durante a gestação, manter o corpo em movimento. 

Se você não é das mais ativas, comece com uma caminhada leve ou hidroginástica por exemplo.  O fundamental é não ficar parada. 

Busque também o auxílio de um profissional de atividade física, assim ele poderá indicar o melhor exercício para você.

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: