segunda-feira, 28 de maio de 2018

Frutas Vermelhas


O grupo das frutas vermelhas é representado pelas amoras vermelhas e pretas, framboesas, groselha, mirtilo (blueberry) e morango.

Estas frutas apresentam pigmentação vermelha ou arroxeada, que são responsáveis por suas incríveis propriedades antioxidantes. Estes componentes, além de ajudarem na prevenção de problemas cardiovasculares, agem contra o envelhecimento e melhoram o sistema imunológico.

Componentes das frutas vermelhas e sua função:

ÁCIDO ELÁGICO: presente na amora, framboesa e no morango. Evita o envelhecimento precoce das células, apresenta propriedades antioxidantes e previne a formação de tumores, especialmente de esôfago e intestino.

ANTOCIANINA: presente na amora, framboesa e morango. Protege a parede dos vasos sanguíneos, prevenindo a formação de placas de aterosclerose. Ainda ajudam a estabilizar as proteínas do colágeno. Tem como propriedade a regeneração dos tecidos, atividade circulatória, anti-inflamatório, reduz o colesterol e tem excelente atividade antioxidante. Trabalhos científicos recentes relacionam que a ingestão regular deste pigmento inserido em uma dieta balanceada pode prevenir alguns tipos de câncer.

FISETINA: presente no morango. Esta substância induz a diferenciação, ou amadurecimento, de células do sistema nervoso. O processo de maturação desencadeado pela fisetina é importante na formação da memória, um processo chamado de "potencialização de longo prazo", ou PLP. A PLP permite que memórias sejam armazenadas no cérebro, ao estabelecer conexões mais fortes entre os neurônios.

 


QUERCITINAS: presente na amora. Importante papel anti-inflamatório, anti-histamínico, prevenção de doenças cardiovasculares, potente anti-cancerígeno e ação antiviral. Auxilia no diabetes, porque converte a glicose em sorbitol, composto ligado inclusive a lesões oftálmicas como catarata. Tem a propriedade de inibir danos as estruturas neurovasculares da pele e em neurônios.

RUTINAS: Amora e cereja. Também conhecida como vitamina P. Evita que a vitamina C seja destruída pela oxidação. Fortalece as paredes dos vasos capilares, evitando as equimoses. Aumenta a resistência às infecções.

Além das propriedades antioxidantes, estas frutas são excelentes fontes de nutrientes. São ricas em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C.

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: