sexta-feira, 18 de maio de 2018

Hambúrguer


Hoje em dia são poucas as pessoas que dispõe de tempo para cuidar do preparo das próprias refeições, e muitas vezes, até mesmo as que podem, optam por não fazer. De maneira muito estratégica, os grandes restaurantes de fast food se aproveitaram da situação e montaram um verdadeiro império dentro da indústria alimentícia. Não vai tomar mais que 15 minutos de uma pessoa realizar uma refeição em algum desses estabelecimentos e ainda sair de lá carregando uma refeição extra para viagem.

Dentre os diversos malefícios que o consumo excessivo desse tipo de alimentação podemos listar, hipertensão, diabetes, obesidade, hipercolesterolemia, entre outros. Porém essas doenças não são suficientes para alertar os consumidores, que seja pela praticidade, ou simplesmente pela questão de gosto, não abrem mão de comer aquele famoso combo de hambúrguer com batata frita.

O que de certa forma, é até compreensível, mas longe de ser o ideal. Uma alternativa para continuar comendo hambúrgueres saborosos, porém de maneira saudável é preparar o seu próprio hambúrguer. Você pode utilizar carne bovina, frango ou atum. Por ser a mais utilizada, a carne bovina servirá de exemplo, escolha uma carne magra como o patinho ou maminha, para facilitar compre a carne já moída. Tempero, cebola, um ovo e farinha de aveia, misture-os com a carne e você já terá o hambúrguer pronto para ir ao fogo. Salada, pão de hambúrguer integral, molho sem adição de açúcar, batatas rústicas assadas ou feitas em fritadeira elétrica.

Pronto, você já tem o seu próprio combo, de dar água na boca e extremamente rico em fibras que desempenham grande ajuda no controle dos níveis de insulina, redução dos níveis de colesterol, melhoram saúde intestinal e evitam diversos fatores de risco cardiovascular. Pode até parecer que dá um pouco de trabalho, mas preparar você mesmo, na sua casa, garantindo a qualidade dos alimentos utilizados é infinitamente melhor e mais prazeroso. Sem contar que o sabor é sensacional e não deixa nada a desejar pra qualquer um desses vendidos em redes de fast food que vão custar o triplo do preço e te trazer diversos malefícios a saúde.

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: