sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Bronzeamento Através dos Alimentos


A pele reveste praticamente toda a superfície do corpo, constituindo uma barreira defensiva e reguladora que separa o nosso meio interno do mundo exterior. Ao revestir o organismo, a pele assume-se como o órgão mais visível, atuando como um verdadeiro “cartão de visita”. Por isso, a preocupação com a sua aparência e, mais importante, com a sua harmonia tem sido cada vez mais referenciada.

A coloração da pele é determinada por uma série de pigmentos que interagem com a luz incidente, além de sofrer alterações por vários fatores modificadores. Por isso, existe uma interação complexa entre pigmentos com a luz incidente para se obter a cor da pele. Outros fatores, endógenos ou do meio ambiente contribuem para sua coloração, não existindo um determinante exclusivo e único desta característica.

Os carotenos são um importante componente da coloração da pele, além de serem precursores da vitamina A. O caroteno é o pigmento amarelo-alaranjado da gordura subcutânea, é encontrado também na camada superficial queratinizada da epiderme, nas glândulas sebáceas e também, em quantidade discreta e variável, no plasma. Entre os carotenoides, o betacaroteno é o mais abundante em alimentos. A dica para aumentar o bronzeado no verão é caprichar na ingestão de alimentos com pigmentação amarela, laranja ou vermelha como tomate, abóbora, pimentão, cenoura, laranja, dentre outros. 



A absorção do caroteno que é ingerido pela dieta ocorre no intestino e depende da gordura na dieta, além de lipase pancreática e sais biliares. A maior parte do caroteno é convertida em vitamina A (intestino delgado superior e duodeno) durante sua absorção. Isso também pode ocorrer no fígado. O excesso de caroteno é eliminado na secreção sebácea e, possivelmente, em grau menor, na urina.

Mais de 30 pigmentos constituem o lipocromo (grupo carotenoide de pigmentos) e apenas quatro destes (alfa-caroteno, beta-caroteno, gama-caroteno e criptoxantina) possuem atividade de pró-vitamina. E estes, coletiva ou separadamente, são os únicos comumente conhecidos como caroteno e importantes na coloração da pele no homem.

Há uma importância crucial nos cuidados com a exposição solar, condições atmosféricas cada vez mais adversas, associadas a um estilo de vida inadequado, bem como uma exposição ao sol descuidada, resultam no envelhecimento precoce da pele, além de favorecer a incidência de um melanoma cutâneo.

Sol em excesso é prejudicial, portanto é necessário o uso de protetor solar com um fator de proteção adequado. Vale também respeitar os horários de não exposição aos raios solares que é das 10 às 16 horas!

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Ambrósio, CLB; Campos, FACS; Faro, ZP. Carotenóides como alternativa contra a hipovitaminose A. Revista de Nutrição. v. 19, n.2, p. 233-243, 2006.

Murilha, BL. O bronzeado começa no prato. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 08/11/2018.

RBM ESPECIAL DERMATOLOGIA. Rio de Janeiro: Moreira Jr, v. 67, dez. 2010.

Nenhum comentário: