sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Gastrite


A gastrite é uma inflamação na mucosa gástrica que costuma causar queimação na boca do estômago, azia e náuseas. Pode se apresentar de forma súbita (gastrite aguda) ou de forma gradual (gastrite crônica).

Pode ser causada por infecções (virais ou bacterianas), irritações (medicamentos, substâncias tóxicas, álcool, vômito crônico, excesso de secreção de ácidos gástricos e distúrbios autoimunes.

Algumas condutas como diminuição do estresse, melhora dos hábitos alimentares e controle higiênico dos alimentos, são importantes para evitar seu aparecimento ou evitar que a doença evolua.

Dicas Nutricionais:

● Coma devagar, mastigando bem os alimentos.

● Evite alimentos gordurosos (chocolate, queijos amarelos e frituras), produtos derivados de tomate, bebidas que contenham cafeína, hortelã e álcool, porque facilitam o refluxo do suco gástrico causando a irritação.

● Evite as bebidas alcoólicas.

● Evite carnes e peixes processados: presunto, mortadela, lombo, salsicha, linguiça, salame, sardinha e aliche em lata.

● Evite temperos industrializados: caldo de carne, maionese, molho tártaro, extrato ou molho de tomate, molho de soja (shoyu), molho inglês e molho de salada.

● Aumente o consumo de fibras solúveis (aveia, maçã, semente de linhaça e girassol, feijão e etc.). Pois são alimentos ricos em mucilagem e antiácidos naturais, que ajudam a proteger o revestimento estomacal.

● Procure consumir mamão diariamente, pois contém papaína, um cicatrizante da mucosa gástrica.

● Aumente a frequência do consumo de couve, pois contém inositol, um princípio ativo que diminui a irritação da mucosa.

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: