sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Flora Intestinal


O nosso corpo é um dos principais responsáveis por enfrentar as doenças. No entanto, para que ele possa combater todas estas, deve contar com as importantes ajudas do sistema imunológico, fígado e as colônias de bactérias benéficas localizadas no nosso intestino. Hoje falaremos um pouco mais sobre os alimentos que podem beneficiar a nossa flora intestinal.

Como disse anteriormente, manter a saúde do nosso intestino é um dos pontos cruciais para deixar as doenças bem longe! Mas você deve estar se perguntando o porquê do nosso intestino ser tão influente na nossa qualidade de vida e na nossa saúde. A explicação é simples: nele existem trilhões de bactérias que são as responsáveis por constituir a famosa flora intestinal e se estas bactérias não estiverem recebendo uma “alimentação adequada”, elas perderão a sua capacidade de impedir o aparecimento das doenças. Além disso, é válido lembrar que um intestino desbalanceado é um péssimo absorvedor de nutrientes, deixando o corpo ainda mais frágil.
Então para eliminar o risco de deixar o nosso intestino em maus lençóis, uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos desvendou quais são os principais alimentos que podem contribuir para o bom desempenho do nosso intestino. 

O primeiro alimento é o Kefir, um microrganismo que é capaz de fermentar diversos tipos de produtos e principalmente o leite, podendo ser de cabra, vaca, soja, coco ou arroz. As bactérias presentes neste alimento incluem a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, Acetobacter e Streptococcus, além da Saccharomyces kefir e Torula kefir, que são as principais responsáveis por controlar e eliminar as leveduras que podem causar danos ao nosso organismo. Quanto a sua aparência, o Kefir tem um aspecto parecido com o do iogurte, no entanto, este apresenta valor nutricional e terapêutico maior. Além de inúmeras bactérias benéficas, ele também é rico em vitaminas B12 e K. 



Mas isso não significa que você deva deixar de consumir o nosso famoso iogurte. Este alimento probiótico conhecido no mundo inteiro possui diversas vitaminas, como a A, B6, B12 e também é muito rico em cálcio. Além disso, mais uma vantagem: tem pouquíssimas calorias! Mas quando for comprar o seu iogurte, não esqueça de observar os nomes das bactérias Bifidobacterium e Lactobacillus, pois serão estas que irão causar todos os benefícios a nossa saúde!!! 

O chucrute também entrou na lista dos alimentos saudáveis e apesar de ser um prato típico da Alemanha, o famoso repolho fermentado também faz sucesso no Brasil. Sua preparação é muito simples, primeiramente o repolho é fatiado, salgado e depois é deixado fermentar e é ai que temos o segredo: durante a fermentação lática ocorre o desenvolvimento de bactérias, que ao serem consumidas promoverão todos os benefícios. Mas uma dica é válida, se você pretende obter o máximo do seu efeito probiótico, o ideal é preferir os chucrutes sem conserva! 



As vantagens do repolho fermentado não param por aí. Outro alimento que também leva este vegetal em sua composição é o Kimchi ou Komchee, uma iguaria coreana que surgiu por volta do século 7. Assim como o chucrute, o Kimchi também é fermentado, possibilitando assim a proliferação de bactérias benéficas ao nosso organismo, que irão aumentar nossa imunidade e o resultado você já sabe: adeus doenças!

Outro alimento fermentado que está fazendo muito sucesso nos Estados Unidos é o Kombucha, que apesar do nome estranho pode proporcionar inúmeros benefícios à saúde!! O Kombucha é uma bebida elaborada a partir da adição de leveduras e algumas bactérias em chás ricos em cafeína, como por exemplo, o chá preto e o chá verde. No fim do seu preparo este chá torna-se um alimento com uma ótima qualidade nutricional, sendo rico em diversos minerais e vitaminas como a B1, B2, B3, B6, B12 e C. Além disso, é um excelente restaurador da flora intestinal e devido a presença de antioxidantes também promove ação rejuvenescedora. 



Como já dito em inúmeras conversas, as frutas são ótimas fontes não só de nutrientes e vitaminas mas também são rica em diversos compostos que promovem nossa saúde e bem estar. A exemplo de frutas que são ótimas para no nosso intestino temos a laranja. Muito conhecida devido a sua excelência em vitamina C, uma vitamina que desempenha ótimas funções antioxidantes no nosso organismo, recentemente foi descoberto que a laranja possui uma substância denominada butirado. O butirato está localizado nos filamentos que unem os gomos da fruta, isso significa que não basta apenas ingerir o suco de laranja, o ideal é comer o bagaço também. No nosso organismo, esta substância serve de alimento para as bactérias benéficas ao nosso intestino e consequentemente auxiliarão no bom funcionamento deste órgão e da nossa defesa imune. Além disso, outra vantagem de se ingerir a laranja inteira é que na casca existe uma película branca que é muito rica em fibras alimentares, ajudando ainda mais o bom funcionamento do nosso organismo. 

O alho é outro alimento que não pode ficar de fora! Muito apreciado na culinária devido ao agradável cheiro e sabor, o alho também é uma ótima fonte de compostos bioativos. Um desses compostos é a alicina que possui ação bactericida, fungicida e antioxidante reconhecida há pelo menos 5000 anos por diversos povos. Além de todas estas funções também é ótimo para o nosso intestino, pois serve de alimento para as bactérias benéficas ao nosso organismo.

Outro alimento que recentemente tem sido considerado como essencial para o intestino é a manteiga, que apesar de ter sido culpada por muitos anos como a responsável pela obesidade e pelas doenças cardiovasculares, tem ganhado espaço como um alimento saudável. Toda essa reviravolta deve-se ao fato de que a manteiga também é rica em butirato, que irá por sua vez proteger contra a impermeabilidade intestinal, tendo papel fundamental na manutenção da integridade da barreira intestinal. Além disso, este composto, também demonstrou em estudos em ratos que é capaz de minimizar os efeitos da diabetes e prevenir a resistência à insulina. Mas vale lembrar que o consumo da manteiga deve ser feito com cautela e nada de exagero!

A lentilha também ganhou a fama de alimento que exerce ótima função intestinal, o que é atribuído ao fato desta leguminosa ser rica em fibras solúveis. Estas fibras quando se ligam à água tem a capacidade de formarem géis que irão então retardar o esvaziamento gástrico, diminuindo o ritmo de absorção da glicose e do colesterol além de também servirem como alimento para as bactérias benéficas ao nosso organismo. Mas, a lentilha não é a única rica em fibras solúveis, outras leguminosas como por exemplo o feijão, grão de bico e a ervilha também são ricas nestes compostos, podendo ser substituídas pelas lentilha. É válido ressaltar também que ao consumir estes alimentos o importante é ingerir bastante água, permitindo assim a formação dos géis e consequentemente todos os benefícios dessas fibras. 

E pra encerrar com chave de ouro, uma novidade que vai agradar todos aqueles que são apaixonados por chocolate: não precisa deixar de comer esse doce maravilhoso, mas, ao invés de preferir os chocolates ao leite, de agora em diante, dê preferência ao chocolate 70% cacau! Esse tipo de chocolate, ao contrário dos demais, é rico em polifenóis, compostos que possuem uma elevada capacidade de proteger nossas células dos danos oxidativos, reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL). Diversos estudos já apontam que o chocolate 70% cacau ao ser consumido é fermentado no cólon e provoca a liberação de agentes anti-inflamatórios e a redução de agentes pró-inflamatórios o que favorece a proteção não só do nosso sistema cardiovascular, mas também do nosso intestino. 

E depois de ler sobre essa abundância de alimentos que podem auxiliar não só no bom funcionamento do intestino mas também de todo o nosso corpo, não deixe de incluí-los em sua dieta, garantindo assim maior saúde e maior bem estar.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Bachiega, P. Alimentos benéficos à flora intestinal. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 28/10/2018.



Nenhum comentário: