sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Nutrição Na Reprodução Assistida


De acordo com a OMS, a infertilidade - ausência de gravidez depois de 12 meses de tentativas, com relações sexuais frequentes - afeta de 50 a 80 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil são cerca de 8 milhões de casais inférteis.

Poluição, agrotóxicos, toxinas encontradas em embalagens plásticas e cosméticos, fatores genéticos, sedentarismo, consumo elevado de bebida alcoólica, excesso de cafeína, tabagismo, baixo consumo de alimentos naturais com elevado consumo de alimentos processados, doces e gordurosos podem contribuir com o aumento das taxas de infertilidade feminina, masculina e do casal. Outro fator decisivo para o aumento nas taxas de infertilidade é a idade, uma vez que os óvulos envelhecem e a qualidade dos espermatozoides também declina, especialmente por conta do estilo de vida.

A sugestão é que mulheres até os 35 anos que ainda não pensam em ser mães, considerem a possibilidade de congelamento de óvulos, mas, em qualquer fase, o ajuste na alimentação é fundamental para favorecer o bom equilíbrio hormonal, a qualidade dos óvulos e do espermatozoide, preparar o endométrio para receber o embrião e contribuir com uma gestação saudável e uma adequada programação metabólica do bebê. Frutas, verduras e legumes, castanhas e sementes, carnes – com destaque aos peixes, cereais integrais; com preferência a alimentos orgânicos são bem vindos para os casais que pretendem engravidar, sempre lembrando que cada um possui necessidades e características individuais.

Autores mostram que ajustes na alimentação são benéficos para mulheres com síndrome dos ovários policísticos, endometriose, infertilidade sem causa aparente, falhas na implantação, infertilidade por anovulação, obesidade e no homem, mudanças na alimentação e estilo de vida também ajudam a melhorar motilidade e morfologia dos espermatozoides, volume e fluidez seminal. 

Pensando em aumentar as chances de gestação - com um embrião de boa qualidade e uma programação metabólica adequada - cuidar da alimentação antes da gestação é um ótimo investimento para a família!

 Texto elaborado por Gabriela Halpern - Nutricionista CRN3 8616

Nutricionista da Clinica Halpern, Fertility Medical Group e ambulatório de Algia Pélvica da UNIFESP.

Mestre em ciências aplicadas pelo departamento de Pediatria da UNIFESP e com pós graduação em Fitoterapia e Nutrição Clinica Funcional.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Mascarenhas MN, Flaxman SR, Boerma T, Vanderpoel S, Stevens GA (2012) National, Regional, and Global Trends in Infertility Prevalence Since 1990: A Systematic Analysis of 277 Health Surveys. PLoS Med 9(12): e1001356. doi:10.1371/journal.pmed.1001356

Nenhum comentário: