quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Crianças Inteligentes Comem Alimentos Saudáveis


Hábitos alimentares saudáveis e balanceados são vitais para o desenvolvimento cerebral das crianças. Diante da era dos fastfoods e de alimentos de calorias vazias que atraem principalmente os pequenos, os pais atualmente enfrentam um grande desafio em fazer com que os filhos troquem pizzas, lanches e doces, por frutas, vegetais ou legumes.

A notícia boa é que as crianças aprendem a se alimentar com os pais ainda quando pequenas! Assim, se você ensinar o seu filho sobre a importância da boa alimentação, com certeza esse será o melhor presente em longo prazo para a criança, evitando que essa sofra futuramente de obesidade e melhor ainda, aumente sua capacidade de raciocínio lógico e aprendizagem! Fique atento à essa interessante matéria que irá lhe surpreender!

Cognição é o ato ou processo de conhecer. Inclui a atenção, a percepção, a memória, raciocínio, imaginação e pensamento. Um estudo realizado pelo Goldsmiths College, da Universidade de Londres, e publicado recentemente na revista científica Intelligence, avaliou como diferentes tipos de alimentos influenciavam o desempenho e o desenvolvimento cognitivo na infância. A pesquisa acompanhou a alimentação de 4000 crianças com idades entre 3 e 5 anos e também considerou a classe social das famílias. 

Crianças que comiam frequentemente frutas frescas e alimentos preparados de ingredientes frescos (como legumes e peixes, por exemplo) apresentaram um significativo aumento na habilidade cognitiva ou QI (Quociente de Inteligência) durante um período de 2 anos de avaliação. Controversamente, crianças que tinham o hábito de consumir alimentos pré-fabricados ou fastfoods, como lanches e alimentos congelados, resultaram em um desenvolvimento inferior da capacidade cognitiva. Os resultados do mesmo estudo também indicaram que pais de maior poder aquisitivo ofereciam às suas crianças alimentos frescos com maior frequência. Alimentos frescos afetam positivamente a capacidade cognitiva por possuir alto valor nutricional. São ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que suportam as funções cerebrais, participando das reações enzimáticas que sintetizam neurotransmissores. Em contraste, todos os tipos fastfoods contêm alto valor calórico, elevo teor de sódio e açúcares, além de reduzido teor de minerais e vitaminas, como o ácido fólico.

Outra pesquisa semelhante realizada por pesquisadores da Universidade de Adelaide, Austrália, analisou a relação entre hábitos alimentares e QI. O estudo com mais de 7000 crianças mostrou que crianças que foram amamentadas por um longo período e que tiveram uma dieta saudável durante os dois primeiros anos de vida, apresentaram um QI elevado aos oito anos, em comparação às crianças que se alimentaram de junk foods ou fastfoods.

Crianças com dietas baseadas em legumes, queijos, frutas e vegetais tiveram dois pontos a mais no QI quando completaram oito anos de idade. Aquelas que se alimentaram predominantemente de alimentos processados e ricos em carboidratos simples, dois pontos a menos no QI. Que este seja um assunto de grande discussão em nossa sociedade e que nunca passe despercebido aos pais. Lembre-se: a praticidade dos alimentos pode até parecer aliada nos dias atuais, mas devemos reconhecer que ao mesmo tempo pode ser uma inimiga invisível da inteligência dos nossos futuros adultos.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Referências Bibliográficas:
Mello, NA. Crianças inteligentes comem alimentos saudáveis. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 22/11/2018.
Smithers, LG; Golley, RK; Mittinty, MN. et al. Dietary patterns at 6, 15 and 24 months of age are associated with IQ at 8 years of age. Eur J Epidemiol, v. 27, p. 525-535, 2012.
Stumm, S. von. You are what you eat? Meal type, socio-economic status and cognitive ability in childhood. Intelligence, v. 40, p. 576-583, 2012.

Nenhum comentário: