quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Como Manter O Foco Na Dieta?

 


Para você que acha que o ano só começa depois do carnaval, que tal resgatar aquela promessa de alimentação saudável feita na época do réveillon? Dá uma olhada nessas dicas e tome uma atitude agora mesmo para ter uma saúde melhor:

 


Evite o acesso aos alimentos ultraprocessados

Que tal começar dando uma olhada geral nos seus armários, despensa e geladeira? Se você tiver fácil acesso a salgadinhos, balas, congelados e outros tipos de alimentos processados, você pode acabar comendo um pedacinho por impulso. Segundo um estudo divulgado no periódico Cell Metabolism, as dietas ricas em alimentos ultraprocessados podem causar uma ingestão excessiva de calorias e, por consequência, ganho de peso.

 

Mas invista naqueles ricos em fibras

Por outro lado, comidas ricas em fibras,  como verduras, frutas e cereais, podem ser aliadas da dieta graças a esse componente. Uma pesquisa divulgada pelo European Journal of Clinical Nutrition mostra que a adição de fibra na alimentação pode melhorar a saciedade, diminuindo a velocidade de absorção de vários nutrientes, incluindo a gordura.

 

Não coma alimentos que você não goste

Para os pesquisadores de um estudo da revista Psychology & Marketing, um dos erros mais comuns entre os adeptos das dietas para emagrecimento é que eles tendem a abandonar seus alimentos favoritos e substituí-los por opções menos desejáveis. A pesquisa demonstrou que dietas bem-sucedidas se concentram em adicionar alimentos saudáveis que sejam do agrado ao paladar de seus praticantes.

 

Prefira não comer grandes quantidades de alimento à noite

Outra recomendação dada pelos cientistas é abolir aquele lanche calórico antes de dormir. Isso porque, de acordo com uma pesquisa divulgada no BMC Public Health, a ingestão noturna de alta quantidade de alimentos é um fator considerado de risco para o surgimento da síndrome metabólica e da obesidade.

 

Organize seus horários

Crie uma rotina alimentar. Assim fica mais fácil não cair nas tentações e o organismo se acostuma a ter fome na hora certa.

 

Abandone as restrições excessivas

Se você não tem nenhuma alergia alimentar, não se prive. Dietas restritivas não ajudam a criar hábitos alimentares saudáveis. Ao contrário, podem diminuir a imunidade, fazer com que o nosso corpo gaste menos energia e deixar a dieta monótona. Fora que ninguém consegue manter por muito tempo uma rotina alimentar rígida.

 

Evite as tentações

Se você sabe que determinado alimento – quando consumido em excesso – pode comprometer o sucesso da dieta, tente evitá-lo. Isso vale na hora de escolher um restaurante ou bar para o happy hour com os amigos: locais que só oferecem alimentos calóricos e gordurosos no cardápio podem atrapalhar seus esforços. O mesmo vale para o supermercado: evite fazer compras com fome para evitar o descontrole.

 


Saiba a hora de dizer sim

Você não precisa se privar de tudo. O importante é prestar atenção na frequência e no tamanho da porção consumida. A reeducação alimentar é o momento de experimentar novos alimentos e sabores. Esteja aberto e não se prenda apenas às guloseimas como fonte de prazer.

 

Não seja influenciável

Ninguém vai te ajudar se você não quiser se ajudar. Não se desestimule com histórias fracassadas. Espelhe-se naquelas que conquistaram seu objetivo e hoje são exemplos de alimentação saudável.

 

Não fique parado!


A atividade física não pode ser deixada de lado! Não faz parte diretamente da alimentação, mas é fundamental para a melhoria da qualidade de vida.


 

 

Conte com a ajuda de um nutricionista


Por fim, mas não menos importante, consulte sempre um profissional formado em nutrição para adequar o seu plano alimentar de um jeito mais saudável e compatível com as suas necessidades.

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.



Referências Bibliográfica:

Promessa é dívida. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em 01/01/2021.


Hall K. et al. Ultra-Processed Diets Cause Excess Calorie Intake and Weight Gain: An Inpatient Randomized Controlled Trial of Ad Libitum Food Intake. Cell Metabolism, 2019.

Andrew W. et al. Dietary fat, fibre, satiation, and satiety—a systematic review of acute studies. European Journal of Clinical Nutrition, 2018.

David M. et al. Your diet plan isn’t working? New research explains why. Psychology & Marketing, 2016.

Yoshida J. et al. Association of night eating habits with metabolic syndrome and its components: a longitudinal study. BMC Public Health, 2018.

Nenhum comentário: