sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Não Consigo Emagrecer!




“Nutri… Já tentei todas as dietas conhecidas e NADA funciona pra mim.” Se identificou com essa frase? Então hoje vou te propor um novo ponto de vista. Que tal parar com o “Qual é a melhor dieta para mim?”? Pare de procurar uma dieta que sirva pra você! 


Quando se fala em emagrecer de forma saudável, muita gente recorre a dietas, suplementos e outras formas de perder peso, sem se preocupar com o preço a ser pago. Por outro lado, há quem prefira seguir uma alimentação mais equilibrada, independentemente do resultado ser a curto ou longo prazo. Afinal, entre as duas opções, existe uma mais indicada? 


Origem da palavra Dieta


Dieta vem do grego – “diaita” e significa “modo de vida”. Não tem nada a ver com regime, restrição, cortar calorias... conotações que foram sendo atribuídas à palavra com o passar do tempo.

Uma das primeiras conotações atribuídas à palavra dieta, veio do filósofo grego Esopo. Na fábula do Cisne e do Corvo, Esopo demonstrou que para se parecer com o cisne, o corvo passou a assumir hábitos de vida do mesmo. Ou seja, o corvo passou a assumir a “dieta” do cisne.

Hummm, uma fábula de 620-564 a.C. parece tão atual, né? Quantas vezes você já encontrou uma amiga que apareceu com muitos quilos a menos e você perguntou: “Nossa! O que você fez?”. Pois é… Esopo gostava de dar lições de vida através de animais que falavam, agiam e pensavam como humanos. E na fábula do corvo e do cisne, o corvo acabou adoecendo e morrendo tentando mudar sua natureza para parecer com o cisne.

A lição de Esopo sobre dieta (modo de vida) é – Podemos mudar de hábitos, mas nunca desrespeitar nossa individualidade (natureza).

A partir desse momento, toda vez que você ler “dieta” já fica claro que isso quer dizer “hábitos” e mais especificamente, pois estamos falando de nutrição, “hábitos alimentares”.


Seus hábitos alimentares são compatíveis com seu meio sociocultural?

Você é brasileiro e não desiste nunca, mas no almoço você se farta num “cheeseburguer”, no “happy hour” você curte um monte de cervejinha, adora uns “snacks” nas refeições intermediárias e, para compensar, no dia seguinte você faz um “detox” e toma uns “shakes”.

É fácil ver como a cultura brasileira está sumida da dieta dos brasileiros. A parte social da dieta se perdeu faz tempo. Há algumas décadas o hábito era ter um belo prato de arroz, feijão, hortaliças e carne no almoço e no jantar, nos lanches e café da manhã era de praxe encontrar laticínios, cereais integrais e frutas. Atualmente vemos todos os termos em inglês para substituir uma refeição completa.

Uma boa forma de garantir a parte social da saúde alimentar é resgatar a cultura do meio que você vive. Comer pratos típicos do seu país, da sua região. Isso também envolve a parte econômica da cultura. De maneira geral, alimentos in natura são mais baratos que os prontos para consumo. Ainda mais quando estão na época (outro ponto importante da cultura alimentar). O Brasil é um país tão rico em alimentos.

Alimentação Saudável Para Emagrecer 

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Uppsala, na Suécia, ter uma alimentação saudável pode ser mais benéfico do que apenas perder peso. Para chegar a essa conclusão, os cientistas compararam dois indicadores de saúde bastante conhecidos: o Índice de Massa Corpórea (IMC) e a Dieta Mediterrânea.

Mais de 79 mil homens e mulheres com idade média de 61 anos foram acompanhados ao longo do estudo, por cerca de 20 anos. O IMC foi categorizado em peso normal, sobrepeso e obesidade. Já a adesão à dieta tipo mediterrânea foi avaliada por meio de pontuações de acordo com hábitos alimentares. O grupo consumiu alimentos como legumes, frutas, nozes, grãos integrais e azeite de oliva, além de peixe e laticínios fermentados.

Também foram observados outros fatores como nível de escolaridade, estado civil, exercício físico, altura, ingestão energética, hábito de fumar, índice de comorbidades e diabetes.

Como resultado, aqueles que seguiram a dieta mediterrânea, mesmo os que estavam com sobrepeso, tiveram um menor risco de mortalidade por doenças relacionadas à obesidade em comparação a quem reduziu os valores do IMC por outros métodos.

Com isso, a pesquisa sugere que a qualidade da dieta modifica a associação entre o IMC e todas as causas de mortalidade em mulheres e homens.

Porém, os cientistas também alertam que uma alimentação saudável pode não ser o suficiente para prevenir o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares em pessoas que estavam no grupo de obesidade, e nesses casos, é preciso ter acompanhamento médico e nutricional para cada paciente.

Conclusão: emagrecer de forma saudável, por meio de uma dieta equilibrada, é a melhor opção. Contar com o respaldo de um nutricionista para elaboração de plano alimentar personalizado e manter bons hábitos como prática regular de exercícios físicos também beneficia a saúde.

Então nada de pensar em dieta como um regime restritivo onde se devem cortar calorias, tipos de alimentos, etc. E principalmente, não esqueça que você é um indivíduo! Portanto o que vale para você, pode não valer para outra pessoa e vice-versa.

 


Físico

Aqui entra toda a sua biologia, seu metabolismo, sua individualidade, genética, etc. Nesse momento é importante você saber o que seu corpo realmente fala para você. É observando esse aspecto que você vai se perguntar:

  • Estou me sentindo bem com os alimentos que compõem a minha dieta?

  • Me sinto disposto?

  • Tenho força para realizar todas as atividades que minha rotina exige?

  • Estou ficando doente?

Aqui você se pergunta se está acima do peso. Não por estética, mas porque seu corpo pode sim adoecer por carregar um sobrepeso. E é nesse ponto que você mais observa os excessos ou escassezes que você pode estar cometendo na sua alimentação. Entra aqui tanto a qualidade, quanto a quantidade do que você está comendo.

É claro que todo mundo que está atento aos sinais do corpo sabe perfeitamente quanto de comida deve ingerir para suprir suas necessidades. Mas você realmente sabe identificar as melhores combinações de nutrientes e os momentos certos para inseri-los na sua dieta? Pode ser que você já tenha perdido tanto o instinto de fome e saciedade, quanto o de perceber quais nutrientes está precisando. Nesse momento entra a ajuda da Nutricionista, que estudou para saber respeitar suas necessidades físicas, lembrando dos outros aspectos que devem fazer parte da sua dieta – o emocional e o social.

Bom, se você chegou nesse ponto da leitura, deu para perceber que não existe uma dieta milagrosa.

Dieta, nada mais é do que um hábito de vida em que você equilibra emocional, social e físico na forma de se alimentar.


 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

Karl M. et al. Combined associations of body mass index and adherence to a Mediterranean-like diet with all-cause and cardiovascular mortality: A cohort study. Universidade de Uppsala, PLOS Medicine, 2020.

Cabral, DD. Qual é a melhor dieta para mim? Disponível em: www.energienutricao.com.br. Acessado em: 01/01/2020.

 

 

 

 




 


Nenhum comentário: