domingo, 31 de janeiro de 2021

Tomate X Nutrição

 

 


Um dos frutos mais usados na culinária em todo o mundo, o tomate é rico em Fibras, Vitaminas A, B e C, em sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio, cromo e magnésio. É rico em licopeno, um carotenoide responsável pela sua coloração.

 

Segue abaixo os benefícios do tomate em nosso organismo:

 

Pele:

 

Por ser rico em carotenóides, os quais se transformam em vitamina A no organismo, o consumo de tomate ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol, auxiliando no combate aos radicais livres e no envelhecimento precoce.

Além disso, é rico em vitamina C que contribui na cicatrização da pele.

 

Saúde Ocular:

 

Devido a alta quantidade de vitaminas A e C, protege a visão e pode reduzir o risco do desenvolvimento de cataratas.

 

Saúde Óssea:

 

Devido à presença de vitamina K e cálcio, ajuda a fortalecer e reparar os ossos. Sua ação antioxidante melhora a massa óssea, combatendo a osteoporose.

 

Emagrecimento:

 

Auxilia no emagrecimento, pois é rico em fibras, aumentando a saciedade e contribuindo com o funcionamento intestinal. Possui poucas calorias, 20 kcal a cada 100g.

 

Níveis de açúcar no sangue:

 

Devido ser fonte do mineral cromo e conter fibras, contribui com a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

 

Prevenção do câncer:

 

O tomate é rico em licopeno, um pigmento carotenoide que exerce ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres, principalmente as células da próstata.

 

Pressão arterial:

 

O tomate é rico em potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial e contribui com a circulação sanguínea, evitando as cãibras musculares durante a atividade física.

 

Doenças Cardiovasculares:

 

O tomate é rico em antioxidantes, melhorando a circulação sanguínea, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares. Possui fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL.

 

Dores:

 

O consumo do fruto ajuda a reduzir a inflamação e traz alívio das dores, isso se dá devido aos flavonóides e carotenóides presentes no tomate.

 

Sistema Imunológico:

 

Devido ser rico em antioxidantes e vitamina C, consumir tomate ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, pois ajuda a combater os radicais livres, que, em excesso, favorecem o aparecimento de várias doenças e infecções.

A vitamina C contribui na absorção de ferro, contribuindo no tratamento da anemia.

 

Curiosidades:

 

Apesar da fama dos molhos italianos, o tomate só chegou à Europa no século XVI. E no início, eles não eram consumidos, e sim usados como decoração nas mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar o tomate como alimento. Recebeu o nome de “promo d’oro” (pomo de ouro), que também deu origem ao nome da receita de molho de tomate pomodoro.

 

Origem:

 

Apesar de ser popular na Itália, o tomate não é obrigatório da Europa, e sim das Américas. De acordo com o pesquisador da Embrapa, “o tomateiro é nativo da região Andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador (incluindo as Ilhas Galápagos) ”.

 

Nome científico:

 

Solanum lycopersicum

 

Período de Safra:

 

De Janeiro a Outubro.

 

Variedades cultivadas no Brasil:

 

Abrange quase todas as variedades. Os tipos mais populares são os tomates caqui (longa-vida ou convencional), tomate Santa Cruz/Santa Clara/Débora, tomate Italiano ou Saladette, tomate mesa rasteiro e tomate industrial, tomate cereja e tomate grape.

 

Variedades e Consumo:

 

Tomate caqui (longa-vida ou convencional): consumo in natura;

 

Tomate Santa Cruz/ Santa Clara/ Débora: consumo in natura e molhos caseiros;

 

Tomate Italiano/Saladette: consumo in natura, molhos caseiros e tomate seco;

 

Tomate mesa rasteiro e tomateiro industrial: consumo in natura, molhos caseiros, extratos, ketchup;

 

Tomates cereja e grape: consumo in natura.

 


 

Como comprar:

 

Eles devem ser firmes, lisos, de cor uniforme, sem manchas e sem rachaduras.

 

Como armazenar:

 

Se estiver maduro e firme, deve ser conservado em geladeira por no máximo uma semana.

 

Se estiver verde deve ser conservado em temperatura ambiente até amadurecer.

 

Biodisponibilidade de Licopeno:

 

Para melhorar a absorção do licopeno do tomate, é recomendado aquecer o alimento, pois a temperatura mais alta ativa o licopeno para uma forma mais biodisponível, ou seja, que o organismo tem mais facilidade para aproveitar. Enquanto o licopeno do tomate cru apresenta uma biodisponibilidade em torno de 13%, o licopeno encontrado no tomate cozido é 70% biodisponível. O azeite de oliva extra virgem combina com o tomate, pois um pouco de gordura também aumenta a absorção do licopeno.

 

Receitas:

 

Segue abaixo três receitas fáceis, saborosas e nutritivas.

 

Tomate seco:

 

O tomate seco é uma forma diferente e deliciosa de consumir o tomate, pois pode ser adicionado em pizzas, lanches naturais, saladas, mantendo os nutrientes e os benefícios do tomate fresco.

 

Ingredientes:

 

1 kg de tomates frescos;

Sal e ervas a gosto.

 

Modo de preparo:

 

Pré-aqueça o forno a 95º C. Lave os tomates e corte-os ao meio, no sentido do comprimento. Retire as sementes das metades dos tomates e coloque-os em uma assadeira no forno, forrada com papel manteiga.

 

Polvilhe ervas e sal a gosto por cima e leve a assadeira ao forno durante cerca de 6 a 7 horas, até que o tomate fique seco, mas sem queimar. Normalmente, tomates maiores precisarão de mais tempo para ficarem prontos. Uma boa dica para poupar energia e tempo, é utilizar tomates de tamanhos semelhantes e fazer 2 assadeiras de uma só vez.

 

Tomate recheado:

 

Uma ótima opção de consumo, inclusive pelas crianças.

 

Ingredientes:

 

4 tomates grandes;

2 dentes de alho picados;

Salsinha picada a gosto;

3 colheres de sopa de azeite extra virgem;

2 ovos batidos;

Sal e pimenta a gosto;

4 colheres (sopa) rasa de Queijo Mussarela ou Ricota ralada;

Manteiga para untar.

 

Modo de preparo:

 

Escavar com cuidado o interior dos tomates. Temperar por dentro e colocá-los voltados para baixo para escorrer. Misturar todos os ingredientes. Virar os tomates para cima, colocar em uma assadeira untada com a manteiga. Encher os tomates com a mistura e colocar no forno aquecido a 200 ºC por 15 minutos e está pronto.

 

Molho de tomate funcional

 

- 8 tomates maduros, sem a pele;

- 1 cenoura pequena;

- 1 beterraba pequena;

- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;

- 1 cebola grande picada;

- 4 dentes de alho amassados;

- 2 colheres (café) de açafrão da terra moído;

- Ervas a gosto: Manjericão, orégano, cebolinha, salsinha.

- Sal a gosto.

 

Modo de preparo:

 

- Ferva os tomates. Bata-os no liquidificador juntamente com a cenoura, a beterraba e um pouco da água do cozimento do tomate. Na panela refogue a cebola e o alho juntamente com o azeite. Acrescente o molho liquidificado e deixe ferver por cerca de 20 a 30 minutos. Enquanto o molho estiver no fogo acrescente aos poucos o açafrão moído, as ervas e o sal a gosto. Espere esfriar e armazene em potes de vidro. O molho pode ficar na geladeira por até 3 dias em recipiente de vidro fechado hermeticamente ou até três meses no freezer.

 

 

Texto elaborado por: Dra. Vanessa Vichi Girotto Corrêa – CRN3. 18387

 

*Nutricionista Graduada pela Universidade de Sorocaba. 

 

*Pós Graduada na Universidade Gama Filho: Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva.

 

*Presidente do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piedade-SP). 

 

*Atuação como Nutricionista na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e no Lar São Vicente de Paulo de Piedade.

 

*Nutricionista da Equipe de Atletismo de Piedade.

 

*Atendimento em Consultório e Home Care.

 

*Colunista do Jornal Terra, da Revista Outdoor Regional e da Revista Galeria Vip.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: