Você sabia que a infertilidade masculina é reconhecida como um problema de saúde pública que vem crescendo a cada ano? Mas a boa notícia é que sabemos que a Nutrição e a suplementação magistral podem ajudar demais com o tratamento da infertilidade. Fatores ambientes, psicológicos e benéficos estão implicados, inclusive estresse oxidativo. E por isso, controle de todos esses fatores, incluindo dieta rica em antioxidantes, vão ajudar a combater o problema.
Alguns estudos já foram publicados mostrando benefícios da suplementação de alguns ativos, como N acetil cisteína, arginina, zinco, L-carnitina e extrato de Pinus pinaster. Selênio, zinco e arginina são encontrados nas oleaginosas, que aliás fornecem também ômega-3, gordura que melhora a vitalidade e a agilidade das células reprodutivas masculinas.
Antioxidantes como vitaminas C, E e coenzima Q10 também já foram estudados como tendo papel importante no tratamento, e por isso, frutas, verduras e legumes frescos, além do uso do azeite de oliva extravirgem (ótima fonte de vitamina E) devem fazer parte de uma dieta saudável para melhorar função e produção do sêmen.
Acupuntura e controle de estresse também podem ser levados em consideração quando o assunto é tratamento da infertilidade.
Veja quais alimentos são importantes e, resumidamente, o porquê de consumi-los:
Zinco: sua deficiência está associada a baixos níveis de testosterona e menor qualidade do esperma. Boas fontes: carne vermelha, ostras, camarão, semente de gergelim, semente de abóbora e ervilhas.
Ácido fólico: sendo da família do complexo B, essa vitamina participa da geração de energia do corpo todo, e melhora a formação de espermatozoides. Lentilhas, grão de bico, laranja e espinafre são boas fontes de ácido fólico.
L-carnitina: nutriente essencial para a função normal do espermatozoide, e a suplememtação também foi bem estudada, e com bons resultados. Boas fontes na dieta: sementes, vegetais como alcachofra, brócolis, couve de Bruxelas, alho e folhas de mostarda.
Coenzima Q10: atua como um poderoso antioxidante contra danos às células do corpo todo, incluindo os espermatozoides. E pode levar ao aumento da mobilidade deles. Boas fontes: salmão, amendoins, ovos, pistaches, cereais integrais e etc.
Em consultório, costumo orientar meus clientes em tratamento de infertilidade a consumir mais alimentos orgânicos e menos agrotóxicos, a evitar soja e seus subprodutos (pois possuem fitoestrógenos podendo diminuir níveis de testosterona), e sempre incluir muitos alimentos crus em saladas e smoothies.
Incorporando essas dicas, mantendo hábitos saudáveis diários com atividade física regular e evitando fumo e controlando de estresse e mantendo uma dieta saudável, o homem ganha mais energia, melhor disposição e imunidade, que certamente influenciará no sucesso do tratamento.
Texto elaborado por: Priscila Di Ciero
Nenhum comentário:
Postar um comentário