domingo, 11 de julho de 2021

Alimentação no Inverno

 


Os hábitos alimentares mudam de acordo com cada estação do ano; e com a chegada do inverno parece mais difícil manter uma alimentação saudável, porque nesta época, aumenta-se a vontade e o consumo de alimentos mais ricos em açúcares e gorduras, já que proporcionam maior saciedade e aumentam a sensação de calor.

A explicação para sentirmos mais fome durante o inverno se deve a uma resposta fisiológica do organismo, que tem um gasto maior de energia para manter a temperatura corpórea. Então, para suprir esta demanda, temos como consequência um aumento do apetite.

No inverno, comidas quentes propiciam uma sensação de bem-estar, contudo, não devemos abrir mão de uma alimentação gostosa e saudável. Confira algumas dicas para não descuidar da saúde mesmo no frio:

  • Sopas e cremes são pratos típicos desta época do ano, no entanto, algumas preparações são altamente calóricas, além de terem grande quantidade de gorduras. Substitua cremes à base de creme de leite e queijos amarelos, por sopas de legumes e hortaliças, que além de aquecerem, fornecem boas quantidades de fibras, vitaminas e minerais;
  • Chocolate quente é uma delícia, mas existem algumas versões, com creme de leite e achocolatados, que levam grande quantidade de açúcar e gordura. Neste caso, opte por leite desnatado, cacau em pó ou chocolate 70% cacau que além de saboroso é rico em flavonoides, antioxidante natural que auxilia na prevenção de câncer e doenças cardíacas;
  • Para espantar a vontade de comer doces prepare frutas quentes como banana assada com canela ou pera cozida com gengibre, cravo e canela;
  • Não deixe de consumir vegetais. Abuse das verduras e legumes, refogados, grelhados ou no vapor, já que no inverno o consumo de salada diminui;
  • Atenção com a hidratação! Durante o inverno, é comum sentirmos menos sede e consequentemente, reduzirmos a ingestão de água. No entanto, a boa hidratação também é fundamental nesse período, para que o organismo possa repor as perdas e evitar doenças típicas da estação, como as gripes por exemplo. A baixa umidade do ar, que predomina nesta época do ano, aumenta ainda mais a necessidade do consumo de líquidos, já que o ar seco pode causar ressecamento da pele e mucosas, agravando as doenças respiratórias e alergias. A água é, sem dúvidas, o melhor líquido para hidratar o corpo, mas sopas e chás também podem ser consideradas boas escolhas para hidratação no inverno.
Fazendo escolhas adequadas e adaptando os hábitos alimentares é possível aproveitar o inverno e suas delícias sem abrir mão da saúde.
 
 
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Silva, LFC. Alimentação no inverno. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 11/07/2021.

Nenhum comentário: