quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Mandioquinha

 


A mandioquinha-salsa, também chamada batata-salsa, batata baroa, batata fiúza ou cenoura amarela, é rica em fósforo, betacaroteno e niacina, sendo também uma importante fonte de energia em função do seu alto teor de carboidratos. Devido à fácil digestibilidade de seu amido, é amplamente recomendada para alimentação infantil, de pessoas idosas e convalescentes.

Ao comprar, prefira as raízes cilíndricas, com 13 a 18 cm de comprimento, 4 a 5 cm de diâmetro, peso entre 170 e 200 g e coloração amarelo intenso, atraente. Aquelas com tamanho superior a 25 cm podem ser fibrosas por terem sido colhidas de plantas velhas. Escolha as mais firmes sem sinal de amolecimento. A mandioquinha-salsa é produzida durante todo o ano, entretanto a safra se concentra no período mais frio (maio a agosto), quando os preços são mais acessíveis.


 

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: