segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Alimentação Intuitiva: Cuidando da Saúde e das Emoções

 


A Alimentação Intuitiva, também conhecida como Alimentação Consciente, baseia-se na compreensão de que o ato de comer vai além de saciar a fome, já que envolve prazer, satisfação, encontros e afetividade. É uma forma de alimentar-se respeitando os sinais que o corpo transmite.

A alimentação intuitiva desprende-se de regras e restrições: o corpo deve ser alimentado com inteligência e satisfação. A proposta é que você coma quando está com fome e pare de comer quando está satisfeito, de forma lógica e intuitiva.

Para isso, você deve ter atenção aos sinais que o corpo envia, diferenciando a fome física da fome emocional. A fome física deve ser atendida, evitando-se "dar ouvidos" à gula ou ao simples desejo de comer para preencher algum vazio emocional. É igualmente importante respeitar os sinais de saciedade, que indicam que já se pode encerrar a refeição.

A alimentação intuitiva busca atender necessidades físicas, psicológicas e sociais, promovendo o respeito ao corpo como ele é. Sua experiência ao comer deve ser agradável e sua relação com os alimentos deve ser melhorada. Por exemplo, procure comer mais lentamente, apreciando cada parte da sua comida.

Tenha a saúde em mente ao fazer escolhas alimentares, mas sem rigidez excessiva. Seja flexível quando necessário - em festas e eventos especiais, por exemplo -, sem sentir culpa ou peso na consciência. Ao evitar os radicalismos, evita-se também estresse, ansiedade e outras emoções negativas ligadas ao consumo alimentar.

A alimentação intuitiva - podendo, inclusive, ser iniciada a partir de consultas com um nutricionista ou um psicólogo - ajuda as pessoas a se libertarem das imposições sociais sobre peso e aparência, que levam às dietas pouco inteligentes, às sensações de culpa, inadequação e problemas de autoimagem e autoconfiança.

Você deve buscar saúde física, claro. Isto pode requerer alguma disciplina, mas não deve, em absoluto, ser uma prisão. Alimente-se de forma inteligente e equilibrada, respeitando que você é. Seu bom senso é seu melhor aliado!

#alimentacaointuitiva #alimentaçãointuitiva #nutricaocomportamental #nutricaoterapeutica #autocuidado

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: