segunda-feira, 29 de maio de 2023

Batata

 

Apesar de ser conhecida como batata inglesa ou batata holandesa, é um legume originário dos Andes (Peru, Bolívia e Equador), de onde foi levado para a Europa e passou a fazer parte do hábito alimentar de diversos povos. A batata é um alimento largamente utilizado, e pode ser consumida frita, assada (baked potato), cozida ou em conserva (batata cozida temperada com molho vinagrete).

A batata é rica em carboidratos e possui menos de 1% de gordura. É uma excelente fonte de fibras (com casca), ferro, vitamina C, vitamina B6, niacina, potássio e magnésio.

Para que os nutrientes não se percam no cozimento, lave as batatas para retirar a terra, sem descascá-las ou cortá-las. Leve ao fogo com água suficiente para cobri-las, até cozinharem completamente. Se adicionar batatas a algum caldo salgado, elas irão absorver o excesso de sal durante o cozimento.

Quando são fritas, absorvem o óleo, tornando sua digestão lenta e difícil, além de ficar mais calórica. Mas a batata não é um alimento calórico. O que a torna assim é o modo de preparo.

Ao comprar, evite as manchadas ou com pontos escuros, pois não são de boa qualidade. As que apresentam brotos ou cor esverdeada estão velhas e podem até ser tóxicas causando cólica, gastrite e diarreia. Escolha as lisas, firmes, sem manchas esverdeadas e sem brotos. A melhor oferta ocorre no mês de dezembro, apesar de ser encontrada o ano todo.

 


Qual tipo de batata tem mais nutrientes?

De todas, a inglesa costuma ser a mais consumida pelos brasileiros. Já a baroa, também conhecida como mandioquinha, guarda um sabor adocicado muito explorado em receitas culinárias. E a batata-doce tem feito fama especialmente entre os atletas. Mas qual delas é mais nutritiva? Veja no infográfico a seguir:

 


 

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referências Bibliográficas:

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e Técnica Dietética. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. 62 p.

BERTOLUCCI, P. Batata. Disponível em: www.partriciabertolucci.com.br Acessado em: 29/05/5023.

Pode comer batata na dieta?. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 29/05/2023.


Nenhum comentário: