quinta-feira, 25 de maio de 2023

Muffin Sem Farinha de Trigo

 

Muffin é um bolinho inglês, doce e delicioso, que teve a primeira receita criada por volta do século XVIII. Seu nome tem origem na palavra "moffin", que era uma adaptação da palavra francesa "moufflet" (pão suave).

O muffin é suave, com consistência fofinha, feito com ingredientes nutritivos e pode ser comido sozinho, com pedaços de fruta ou até mesmo com algum queijo cremoso.

Antigamente, os muffins eram vendidos nas ruas da Inglaterra, na tradicional hora do chá. Os vendedores levavam uma bandeja cheia de muffins com geleia e tocavam sinos para atrair os clientes. A receita era tão gostosa, que se espalhou e conquistou o mundo.

Hoje existem várias versões diferentes, perfeitas para serem servidas no seu lanche ou no café da manhã. Entre elas estão algumas opções bastante saudáveis, que não levam manteiga, farinha de trigo, açúcar branco ou conservantes - ótimas para quem está de dieta ou para quem deseja manter o peso e a saúde.

Aqui está uma receita super rápida e fácil de fazer:

INGREDIENTES:


- 1 ovo
- 2 colheres (chá) de açúcar mascavo ou açúcar demerara
- 75 ml leite
- Essência de baunilha
- 5 g óleo de coco
- 50 g de farinha de aveia
- 50 g de amido de milho
- 5 g de fermento em pó

MODO DE FAZER:


Bata o ovo com o açúcar mascavo ou com o açúcar demerara (ou use o adoçante xilitol, que não tem calorias). Acrescente a essência de baunilha e o óleo de coco. Bata até ficar bem espumoso e acrescente o leite (se preferir, substitua por suco de laranja).

Acrescente a farinha de aveia e o amido de milho, para que a massa fique fofinha, até que ela fique encorpada. Por último, acrescente o fermento.

Coloque nas forminhas e leve ao forno a 200° C, por aproximadamente 15 minutos. Rende 6 porções, cada uma com 84 calorias, aproximadamente.

Muffins são uma ótima pedida para quem ama um bolinho doce, mas não quer exagerar nas calorias! Bom apetite!

#receitinhasaudavel #muffinfit #receitademuffin #muffinfuncional #dicasdenutricao

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: