sexta-feira, 7 de julho de 2023

Chocolate: Dá Para Comer Sem Culpa?

 

Quando se trata de chocolate, a palavra "prazer" deve andar de mãos dadas com a "moderação". Se você ama chocolate, pode comê-lo sem culpa, desde que tome alguns cuidados e decisões inteligentes.

O importante é ficar longe dos excessos. Quebre o chocolate em pedaços pequenos e consuma pequenas quantidades quando sentir vontade. A inclusão de 30 gramas de chocolate por dia - o equivalente a 3 quadradinhos de uma barra comum ou a 1 bombom - não é considerado um exagero, desde que sua alimentação seja saudável e balanceada.

Apesar de ser rico em calorias, o chocolate não é composto apenas por açúcar e gorduras. Ele é também rico em proteínas, é uma boa fonte de minerais e possui vitaminas do complexo B.

Os amargos, com 70% ou mais de cacau, são as melhores opções. Eles contêm menos açúcar, menos gordura, menos leite e maior teor de antioxidantes. Além disso, estimulam também a produção serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer, que alivia quadros de ansiedade e depressão.

Se você não gosta dos amargos, experimente os chocolates light. Eles têm redução de, no mínimo, 25% na quantidade de açúcar e gordura, em comparação aos chocolates tradicionais. As versões diet, sem açúcares, são ideais, por exemplo, para pessoas com diabetes.

O chocolate "ao leite" é uma opção melhor do que o chocolate branco, que é feito com a manteiga do cacau, leite e açúcar. Evite também as versões recheadas, para não adicionar ainda mais calorias.

Uma dica: evite comprar grandes quantidades de chocolate. Compre quantidades menores, mas com qualidade maior. Saboreie cada pedaço com calma, apreciando o momento, e volte à sua rotina normal, alimentando-se bem e praticando atividade física.

Pequenos prazeres fazem parte de uma vida saudável! Com bom senso, escolhas inteligentes e moderação, você pode apreciar seu chocolate sem carregar o "peso" da culpa, nem aumentar o peso na balança. 🍫

#chocolatesemculpa #cacau #chocolates #alimentacaoequilibrada #chocolatecommoderação

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: