quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Chá de Hibiscus Emagrece?


De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o hibiscos é considerado um tônico de sangue, e quem já tomou sabe que o chá das flores tem um sabor mais ácido e adstringente. É rico em compostos fenólicos e flavonoides com alta capacidade antioxidante.

Suas ações mais conhecidas são a de aliviar cólicas menstruais, melhorar a digestão, melhora a fragilidade vascular (podendo ajudar a prevenir varizes e hemorroidas), ajuda a melhorar a qualidade de sono, a melhorar a imunidade, evitar queda de cabelo, ajuda a diminuir a glicemia (o que pode tb ajudar no tratamento de pessoas com glicemia mais alta e dos diabéticos propriamente ditos) e a combater a resistência a insulina.

O chá ajuda a combater inflamação, hipertensão e desordens hepáticas, como a esteatose hepática.

Já foram relatados efeitos antiobesidade em modelos animais e clínicos, e por no mínimo 2 meses, mostrando diminuição da gordura corporal, IMC, gordura corporal e relação cintura quadril. E alguns dos mecanismos atribuídos é porque a bebida atenua a hipertrofia dos adipócitos, que são as células de gordura do nosso corpo. E parece também inibir em parte a atuação de enzimas que fazem a síntese de gordura.

Então, há evidências sim de que o hibiscos tem grande potencial de atuar não somente na obesidade, mas também em doenças associadas com problemas cardiovasculares. E por isso, mais trabalhos ainda estão sendo feitos pra garantir sua segurança e dosagem indicada pra cada caso.

E vale ressaltar que qualquer pessoa com alguma condição clinica previamente estabelecida, diabéticos, hipertensos e etc, devem consultar antes o profissional que acompanham ANTES de sair tomando o chá de hibiscus, pois as vezes, ajustes na medicação são feitos.

E fiquem de olho antes de sair tomando chá de hibiscos adoidado: o consumo regular do chá pode prejudicar a fertilidade - tanto de homens, quanto mulheres - e trazer outros problemas de saúde, como um intenso efeito diurético, fazendo com que a pessoa elimine muitos eletrólitos, como sódio e potássio, gerando quedas de pressão e até arritmias cardíacas.

Chá de hibiscos NÃO DEVE SER CONSUMIDOS por grávidas (e as que já estão tentando!) e mulheres que estão amamentando, ok? Algumas pesquisas mostram que o hibisco tem componentes que interferem nos níveis de estrogênio, então, quem faz uso de anticoncepcionais orais e reposição hormonal devem evitar tomar o chá pelas possíveis interações.

Para ter a certeza se você pode tomar o chá e a quantidade indicada, consulte um profissional habilitado.

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: