domingo, 20 de setembro de 2015

Alimentos e Câncer



    O câncer é uma enfermidade que se caracteriza pelo crescimento descontrolado, rápido e invasivo de células com alteração em seu material genético. Muitos fatores influenciam o desenvolvimento do câncer, tanto os de causas externas (meio ambiente, hábito ou costumes próprios de um ambiente social e cultural) como os de internas (geneticamente pré-determinadas), que resultam de eventos responsáveis por gerar mutações excessivas no material genético das células, processo que pode ocorrer ao longo de décadas, em múltiplos estágios.

            Nos países em desenvolvimento, os cânceres mais frequentes em homens são: de pulmão, estômago, fígado, esôfago, cólon-reto, próstata, cavidade oral e bexiga; e nas mulheres são os de mama, colo do útero, estômago, cólon-reto, pulmão, fígado, esôfago e ovário.
            A seguir, seguem duas tabelas baseadas nos mais recentes e confiáveis estudos sobre câncer e nutrição divulgados pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer (tradução do guia do World Cancer Research Fund). Nelas, está demonstrada a associação entre alimentos, nutrição, atividade física, ganho de peso, sobrepeso e obesidade com o risco ou a prevenção de alguns tipos de câncer.

Alimentos, Suplementos e Hábitos de Vida que podem agir como fator de risco para o câncer*.


* Adaptado de Alimentos, nutrição, atividade física e prevenção de câncer: uma perspectiva global / traduzido por Athayde Hanson Tradutores – Rio de Janeiro: INCA, 2007.12p.
+ Provável aumento de risco
++ Aumento de risco comprovado

Alimentos, Suplementos e Hábitos de Vida que podem agir como fator preventivo para o câncer*.

*Adaptado de Alimentos, nutrição, atividade física e prevenção de câncer: uma perspectiva global / traduzido por Athayde Hanson Tradutores – Rio de Janeiro: INCA, 2007.12p.
# Provável diminuição de risco
## Diminuição de risco comprovada

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Alimentos que aumentam ou diminuem o risco de câncer. Disponível em: www.vencerocancer.com.br Acessado em: 14/09/2015.

Consenso Nacional de Nutrição Oncológica, 2009. Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: