quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Nutricosméticos



Se você leva uma alimentação equilibrada e mesmo assim apresenta algumas deficiências estéticas e está insatisfeita com isso, você é uma excelente candidata a fazer uso dos nutricosméticos, pois muitas vezes os danos são superiores a essas defesas e precisamos suplementar esses nutrientes para prevenir e até atenuar esse desequilíbrio estético.

Sabendo disso, a indústria da beleza investiu na criação de pílulas nutricosméticas, ou seja, doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas que visam repor possíveis deficiências causadoras de rugas, unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, entre outros problemas estéticos.

Veja então como esses nutricosméticos agem e obtenha os benefícios.

Antigordura: ajuda a acelerar o me­ta­bolismo e, assim, diminui medidas.
Composição: a base de fibras solúveis. É encontrado nos alimentos como: gérmen de trigo, amêndoa com casca, gergelim, feijão, pera e maçã com casca.

Cabelo: melhora na queda de cabelo, mais brilho força e crescimento.
Composição: principalmente por vitaminas como A, C, e E, minerais zinco e ferro e os aminoácidos (formadores de proteínas) metionina, cisteina e cistina. São encontrados nos alimentos como: ovo, cenoura, couve, quinoa, aveia, frutas secas, carne vermelha, amêndoa, semente de abóbora, peixe, leite, brócolis, alho e pimentão vermelho.

Unha: melhora crescimento, resistência, manchas e descamação.
Composição: principalmente por vitaminas como A, C, E, B2, B6, B7 e os aminoácidos (formadores de proteínas) metionina, cisteina e cistina. São encontrados nos alimentos como: ovo, cenoura, couve, quinoa, aveia, frutas secas, carne vermelha, amêndoa, semente de abóbora, peixe, leite, brócolis, alho, pimentão vermelho, semente de girassol, abacate, amendoim, queijo cottage e banana.

Pele: reduz rugas, manchas e flacidez, potencializando a renovação celular e aumentando o colágeno, proteína que dá resistência à pele, tornando a firme e elástica.
Composição: principalmente por colágeno hidrolisado, vitamina A, E e C , zinco, cobre, silício, Ômega 3 e coenzima Q 10. São encontrados nos alimentos como: ovo, cenoura, couve, quinoa, aveia, frutas secas, amêndoa, peixes de água gelada, leite e soja.

Bronzeado e proteção solar: reforçam as suas defesas e aumentam a produção de melanina.
Composição: vitamina C, urucum, cenoura, licopeno, betacaroteno, beterraba e exsynutriment. São encontrados nos alimentos como: laranja, cenoura, mamão, beterraba e castanhas.

Gordura localizada e celulite: previnem a retenção de líquido, acelera o metabolismo e faz a quebra de gordura.
Composição: pholiamagra, cavalinha, chá verde, Ômega 3 e faseolamina. São encontrados nos alimentos como: peixes de água fria e farinha de feijão. A pholiamagra e o chá verde não são encontrados nos alimentos.



As pílulas mostram seus efeitos depois de 60 dias de uso, mas o tratamento ideal é por três meses, período que o corpo precisa para assimilar os nutrientes. A exceção fica para as pílulas que protegem contra os raios solares e prolongam a cor que devem ser consumidas um mês antes e um mês após a exposição ao sol. Ao final do tratamento, interrompa o uso do produto e retome-o a cada três meses para manutenção.

Mesmo fazendo uso dos nutricosméticos siga com a alimentação equilibrada, exercícios físicos, tratamentos estéticos e cremes, pois eles não os substituem, crianças e gestantes não devem fazer uso e para a melhor indicação consulte um nutricionista especialista em estética. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Texto elaborado por: Fernanda Godoy Farto

Nutricionista pela Universidade de Caxias do Sul UCS.

Especialista em Nutrição Esportiva, Clínica e Estética pelo Instituto de pesquisas ensino e gestão em saúde IPGS.

Referencias Bibliográficas:

FISCHBORN, J. Suplementos Nutricionais. IN: SCHNEIDER, A.P. Nutrição estética. 1. Ed. Porto Alegre: Atheneu,2009.

AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION. Osition of the American Dietetic Association: fortification and nutritional supplements. Jounal of American Dietetic Association, 2005.

Nenhum comentário: