sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Tapioca ou Pão?



A tapioca é feita a partir da fécula de mandioca e o pão é feito com farinha de trigo. Os dois são fontes de carboidratos que fornecem energia para o nosso corpo.

Tanto a tapioca quanto o pão branco tem alto índice glicêmico, o que significa que ao serem digeridos no nosso organismo, são absorvidos rapidamente. Além disso, são pobres em micronutrientes (vitaminas e minerais).

No quadro abaixo, temos um comparativo do valor nutricional do pão francês, da fécula de mandioca e da fécula de mandioca hidratada (esta é a que compramos no supermercado para o preparo de tapioca em casa):


Pão francês – 1 unidade (50g)
Fécula de mandioca (50g)
Fécula de mandioca hidratada (50g)
Valor energético (kcal)
150
165
117
Carboidratos (g)
29
40
27
Proteínas (g)
4
0,3
1
Gorduras (g)
1,6
0,1
0
Fibras (g)
1,2
0,1
0
Sódio (mg)
324
1
0

Concluindo, nenhum alimento é perfeito ou completo. Por isso, os dois podem ser incluídos dentro de uma alimentação equilibrada. Normalmente recomendamos uma alimentação rica em fibras e aí pensamos no pão integral. Também é possível adicionar semente de chia ou linhaça durante o preparo da tapioca. Assim conseguimos aumentar um pouco o valor nutricional. Mas a dieta (dieta = alimentação) é para o resto da vida, então a melhor solução é ter variedade nas refeições, para não cair na monotonia e para garantir o consumo de todos os nutrientes que precisamos.

Saiba como fazer a tapioca:

● Em fogo médio, coloque a tapioca em uma frigideira como se fosse uma panqueca (em média 3 colheres de sopa);

● Com o tempo os farelos começam a se unir;

● Deixe-a ficar espessa para garantir que a massa fique mais hidratada;

● Virar a massa pode ressecá-la;

● Coloque o recheio na massa ainda no fogo;

● Desligue o fogo assim que a tapioca se soltar da frigideira, antes que se desmanche ou quebre;

● Se quiser guardar a massa preparada, sem recheio, envolva-a em papel filme e mantenha na geladeira por, no máximo, 2 dias. Depois é só esquentar no micro-ondas e adicionar o recheio.

Recheios Saudáveis

Queijo de minas com ervas: 1 fatia média de queijo minas picado ou ralado e 1 pitada de manjericão seco ou algumas folhas de manjericão fresco;

Ricota, tomate e orégano: 1 fatia média de ricota ralada, 5 tomates-cereja cortados em rodelas e 1 pitada de orégano;

Frango grelhado, tomate, azeitona e alface: 2 colheres de sopa de frango grelhado cortado em cubos, 3 tomates-cereja cortados em rodelas, 4 azeitonas pretas picadas e 1 folha de alface picado;

Coco, abóbora e queijo branco: 1 colher de sopa de coco fresco ralado, 2 colheres de sopa de abóbora cabotiã cozida e ralada e 1 fatia de queijo branco ralado;

Tapioca de banana assada com cacau em pó: 1 banana madura e 1 colher de sobremesa de cacau em pó;

Cestinha de tapioca com frutas: ½ kiwi, 1 fatia de manga, 1 banana e 1 fatia de mamão;

Tapioca com goiabada cascão e queijo branco: 1 fatia pequena de goiabada cascão sem açúcar e 2 fatias de queijo branco.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Bressan, R. Tapioca ou Pão? Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO. Disponível em: www.abeso.org.br Acessado em: 13/02/2017.

Tapioca, saiba como fazer. Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br Acessado em: 15/02/2017
Postar um comentário