sexta-feira, 6 de julho de 2018

Fome Oculta


Seu filho está acostumado a se alimentar mal, só come batata frita, bolacha, empanados industrializados e todo tipo de tranqueira? Além da obesidade e outros problemas de saúde, a má alimentação pode causar uma condição chamada de fome oculta.

Trata-se de uma deficiência nutricional associada aos nutrientes, principalmente vitaminas e sais minerais. Muitas vezes, a criança apresenta peso e altura adequada para o sexo e idade, e carências de nutrientes. Seus efeitos tendem a se tornar visíveis em médio a longo prazo, afetando o desempenho físico, cognitivo e imunológico.

Geralmente, ela é silenciosa, sendo de difícil diagnóstico, pois necessita de uma investigação detalhada da alimentação da criança. Entretanto, uma consulta com nutricionista ajuda a examinar os hábitos alimentares como um todo e detectar deficiências na dieta. A avaliação do peso e da altura isolados não conseguem identificar a fome oculta.
A principal causa da fome oculta é o consumo de alimentos com baixa densidade nutricional, isto é, aqueles com pouca ou nenhuma quantidade de vitaminas e sais minerais e ricos em gordura, sal e açúcar, principalmente. Um bom exemplo disso é a criança que consome diariamente salgadinhos e refrigerantes.

A principal carência é a anemia ligada à deficiência do ferro, por exemplo, que prejudica tanto o crescimento físico como seu desenvolvimento intelectual, como falta de concentração, memória e problemas de aprendizagem. O pior é que muitos desses efeitos são irreversíveis e permanentes, levando a um adulto com menor disposição física e capacidade cognitiva.

O melhor caminho é a prevenção. A criação de um hábito alimentar saudável é garantia de uma alimentação equilibrada em relação a todos os nutrientes. Siga as orientações de montagem de um prato saudável na hora do almoço e jantar: preencha metade do prato com vegetais crus e cozidos, e na outra metade, coloque ¼ de carboidrato (arroz, batata, mandioca, etc.) e o ¼ restante de proteína vegetal (feijão, lentilha, ervilha, etc.) e animal (carne, frango, peixe, etc.). Deste jeito, a fome oculta vai passar longe do seu filho. 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Fome oculta. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br Acessado em: 05/07/2018.

Nenhum comentário: