quarta-feira, 4 de julho de 2018

Insuficiência Renal Crônica


O rim tem como principal função a filtração do sangue, com o objetivo de manter o equilíbrio hidroeletrolítico e a homeostasia do nosso organismo. O rim também regula a pressão arterial pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona, converte a vitamina D na sua forma ativa para que o cálcio seja absorvido pelo intestino e sintetiza um fator que estimula a produção de hemácias. Tem função excretora dos produtos finais do metabolismo, como ureia, creatinina, ácido úrico e amônia, e por esse motivo problemas renais podem ter repercussão sistêmica.

A insuficiência renal é caracterizada pela diminuição da taxa de filtração glomerular (a taxa de filtração glomerular normal é de 125ml/minuto de sangue), ocasionando aumento dos compostos nitrogenados (ureia, ácido úrico, creatinina e amônia) nos líquidos corporais.

Parâmetro
Valor de Referência
Causas
Creatinina (mg/dl)
H: 0,8-1,3
M: 0,6-1,0
É um marcador útil e válido do estado nutricional energético-proteico de pacientes. Reflete a soma da ingestão de alimentos ricos em creatina. Dano muscular, hipertireoidismo, com aumento de massa muscular, acidose diabética, ingestão excessiva de carnes.
Ureia (mg/dl)
Até 55
Catabolismo, ou quebra proteica ingerida, indica o estado de hidratação do paciente, aumenta na DRC, gota crônica, diabetes melito, febre, infecção, desidratação e infarto do miocárdio.
Sódio (mmol/L)
136-145
É o principal cátion extracelular. Importante para a manutenção de equilíbrio acidobásico. Aumenta na desidratação, uso de diuréticos e insuficiência renal, diabetes. Diminui na presença de edema, vômito/diarreia grave, DRC, IC, hipotireoidismo, hiperglicemia, má-absorção.
Potássio (mmol/L)
3,5-5,1
É o principal cátion intracelular. Aumenta na DRC, traumas, acidose, diabetes melito descompensado, infecção, febre, hemodiálise. Diminui na suplementação de potássio, uso de álcool, má-absorção, desnutrição.
Ácido úrico (mg/dl)
H: 3,5-7,2
          M: 2,6-6
Produto do metabolismo das purinas. Aumenta na gota, insuficiência renal.
Glicemia (mg/dl)
70-110
Aumenta no estresse grave (trauma, infecção). A descompensação do diabetes pode levar ao desenvolvimento de DRC.
HbA1c (%)
4-6
Avalia o controle glicêmico de diabéticos em longo prazo.
Colesterol (mg/dl)
< 200
Níveis baixo são preditores de risco aumentado de mortalidade e comorbidades. Níveis altos: fator de risco grave para DCV. Aumenta na hipertrigliceridemia, DM, icterícia obstrutiva, dieta rica em gordura, obesidade, hipotireoidismo.
Transferrina (mcg/dl)
250-450
Reduz na inflamação, aumento na deficiência de ferro
Albumina (mg/dl)
3,4-5
Aumenta em estado hipercatabólico

A insuficiência renal crônica, não tem cura, porém pode ser controlada através da alimentação.

Dicas Nutricionais

● Diminua o consumo de sal, pois os rins não estão mais capacitados para excreção de muito sódio podendo ficar sobrecarregado.

● Evite o consumo de embutidos, produtos processados e condimentos prontos que contenham glutamato monossódico, estes produtos são ricos em sódio. Além disso, os embutidos e muitos produtos processados possuem conservantes a base de sódio, como o nitrito e nitrato de sódio.

● Consuma mais ervas e hortaliças frescas para dar sabor aos seus pratos (salsinha, coentro, hortelã, alecrim, manjericão) são ótimas opções para não sentir a diminuição do sal nas preparações.

● Consuma alimentos fontes de fósforo e cálcio com moderação (leite, ovos), pois estes minerais podem ficar acumulados no organismo.

● Pacientes com insuficiência renal precisam sim consumir proteína, porém em quantidades menores (carnes, ovos, peixes, frango) dê preferência aos alimentos com menos gordura. 



● Alimentos ricos em potássio devem ser consumidos, mas com moderação (banana, nozes, gérmen de trigo, feijões, uva passa).

● Em casos de diabetes e obesidade associados a doença renal crônica, deve-se reduzir o consumo de açúcares simples (farinhas branca e açúcar) dando preferência aos alimentos integrais que aumentam a saciedade e não causam hiperglicemia.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Bertolucci, P. Insuficiência renal crônica. Disponível em: www.patriciabertolucci.com.br Acessado em: 01/07/2018.

Martins, BT; Basílio, MC; Silva, MA. Nutrição Aplicada e Alimentação Saudável. 1. ed. São Paulo: Editora Senac, 2014.

Santos, MJ; Kovacs, C; Plata, RG; Campos, CRL; Cury, FB; Magnoni, D. Nutrição em Cardiologia. In: Souza, AGMR; Magnoni, D; Kovacs, C; Santos, MJ. Ciências da Saúde no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia: Volume Nutrição. 1. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.

Nenhum comentário: