segunda-feira, 23 de julho de 2018

Nutrição x Cabelos Brancos


Alguns dizem ser sinal de sabedoria, outros acham charmoso (especialmente em homens) e a mulherada, no geral, acha um terror e um gasto extra no salão de cabeleireiro. 

Existe sim o componente genético, mas não é só isso! O que você come diariamente (e como você leva a vida no geral) pode predispor seu corpo a ter mais cabelos brancos prematuramente, sabia?

Vive estressado? Então decore isso: o estresse acaba aumentando formação de radicais livres no folículo piloso, como o H2O2 e, consequentemente, reduz a síntese da melanina no fio capilar, precipitando o aparecimento de cabelos brancos!

Dentre os fatores nutricionais, a baixa ingestão do mineral Cobre, Zinco, vitamina D e de vitamina B12. Excesso de Ferro (assim como anemia) no corpo, baixa ingestão de antioxidantes e fitoquímicos, elevado consumo de carboidratos (principalmente os refinados, como os refinados, açúcares e guloseimas em geral), bebida alcoólica, estão entre os mais agravantes pra saúde dos fios.

Outras condições que não podem passar desapercebidas para quem quer evitar cabelos brancos precocemente:

Saúde geral: como anda sua tireoide, paratireoide, status de ferro no corpo….Há diversas condições que aceleram envelhecimento do corpo, que podem iniciar um processo de oxidação mais agressivo, e sim, pode precipitar o aparecimento de cabelos brancos.

Saúde intestinal: disbiose, doença de Chron, hipersensibilidade alimentar não tratada, alergias alimentares que não foram identificadas ainda, tudo isso leva a uma má absorção de nutrientes pelo seu corpo que pode precipitar o aparecimento de cabelos brancos.

Fumo: a nicotina interfere demais na saúde da pele, unhas e cabelo. Há uma associação entre o fumo e o envelhecimento do organismo prematuramente. E isso, claro, incluindo o ataque aos folículos pilosos. E se fuma passivamente (fica perto de alguém que fuma), lamento lhe informar, mas você também sofrerá impacto.

Alimentos que podem ajudar no combate

Nozes, aspargos, semente de gergelim (incluindo tahine) e castanha de caju - estão entre os mais ricos em Cobre, e esse mineral é fundamental pra produção de melanina, o que ajuda na pigmentação dos fios.Outros alimentos ricos em Cobre são os cogumelos shiitake, Paris e shiimeji.

As frutas classificadas como berries – açaí – puro, sem xarope de guaraná – amoras, blueberries, morangos (sem agrotóxicos) e etc, são fontes de fitoquimicos chamados antocianidinas, que ajudam a carrear mais sangue e oxigênio aos fios, o que ajuda também no crescimento dos fios e carreiam mais nutrientes antioxidantes pro folículo piloso. Para isso, garanta que sua dieta como um todo está muito boa! Feijões, ervilhas, pistaches, carnes em geral e frutos do mar são ricos em Zinco, mineral que também não pode faltar nesse processo. Há muito o profissional Nutricionista pode ajudar em termos de suplementação, para ajudar ainda mais a complementar a dieta, caso seja necessário. Dentre eles estão vitamina C revestida, L-metionina, PQQ, extrato de Cucumis melo L., etc.




Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Nenhum comentário: