quarta-feira, 18 de julho de 2018

Tomate


O tomate é consumido quase que diariamente pela população brasileira, seja na forma do produto fresco ou industrializado (massa de tomate, ketchup, molhos prontos, etc.). Por apresentar versatilidade de uso, sabor agradável ao paladar e por ser encontrado no mercado em todas as estações do ano, o tomate é uma das hortaliças mais consumidas não só no Brasil, mas também no mundo. E, além de todas estas vantagens, o tomate é um alimento de grande importância para a saúde, pois contém diversos componentes benéficos como betacaroteno, vitamina C, vitamina E e minerais, como cálcio e potássio. Mas, o principal componente do tomate aliado à saúde é o licopeno.

O licopeno é um pigmento do grupo dos carotenoides que confere a coloração vermelha ao tomate, ou seja, quanto mais vermelho o tomate, provavelmente maior o teor de licopeno. Este pigmento tem importante ação antioxidante no organismo. Ele age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos (envelhecimento celular), além de estimular a função do sistema imunológico. De acordo com alguns estudos, o licopeno tem uma ação antioxidante dez vezes maior que o betacaroteno, sendo hoje o carotenoide mais promissor para nutrição e saúde humana. Diversos pesquisadores encontraram ação positiva do licopeno sobre o câncer de próstata. Também foi demonstrado que o licopeno reduz o risco de câncer intestinal, estomacal, da bexiga, do colo uterino, da pele e dos pulmões. Além disso, o licopeno pode prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, em especial a aterosclerose, reduzindo o risco de infarto.

Para obter estes benefícios de proteção à saúde, é recomendado o consumo de pelo menos uma unidade média de tomate ao dia (aproximadamente 100g) ou então seis unidades de tomate do tipo cereja ao dia.

O tomate pode ser consumido cru, em molhos ou desidratado (tomate seco). Veja as vantagens e desvantagens de cada forma de consumo:

● Se o tomate for consumido cru não há perdas da vitamina C, porém a biodisponibilidade de licopeno para o organismo é reduzida. Mas isso não significa que não haverá absorção de licopeno, ela ocorrerá, porém de maneira menos eficaz.

● Quando o tomate é submetido ao aquecimento (molhos ou na comida em geral) a vitamina C é quase que totalmente perdida. Sabe-se também que a maior parte da vitamina C está concentrada na substância gelatinosa que reveste as sementes. Sendo assim, a retirada das sementes diminuirá a quantidade de vitamina C a ser ingerida.

● Quando consumido em molhos ou aquecido, apesar da perda de vitamina C, o licopeno do tomate se torna mais biodisponível (ou seja, o organismo humano absorverá mais facilmente) e, se for acrescido de algum óleo (como o azeite de oliva), estará mais biodisponível ainda. 



● Para aumentar a biodisponibilidade de licopeno no tomate cru, consuma o tomate com um pouco de azeite de oliva.

● Tomates secos concentram o licopeno e os demais nutrientes do tomate, pois perdem grande parte da água na qual estes nutrientes estão diluídos. Como é necessário o aquecimento para a elaboração de tomate seco, a vitamina C também é perdida neste processo.

● Com ou sem casca: é na casca que está concentrada a maior parte do licopeno presente no tomate. Se optar por retirar a casca estará desperdiçando uma boa fonte de licopeno. Porém, ao retirar a casca, retira-se boa parte dos resíduos de agrotóxicos presente no tomate, pois é sabido que na casca está concentrada a maior parte dos agrotóxicos utilizados para a produção do fruto no modelo convencional de agricultura. Entretanto, há uma dica para não perder os benefícios da casca: lave bem os frutos em água corrente para retirar possíveis contaminantes e resíduos. O processo de lavagem, quando bem realizado, é capaz de retirar quase 99% dos resíduos. Uma alternativa também é optar pela compra de tomates provenientes de cultivos orgânicos,, os quais estarão livres de resíduos de agrotóxicos. Porém, a lavagem em água corrente é igualmente importante para a retirada de sujidades.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Schwarz, K. Tomate, fonte de licopeno, um aliado para a saúde. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 17/07/2018.

Nenhum comentário: