segunda-feira, 9 de julho de 2018

Hipertensão


A hipertensão arterial, caracterizada pela elevada pressão sanguínea, é considerada um dos graves problemas na saúde pública no Brasil e ainda um dos principais riscos para as doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. Dados mostram que a hipertensão é umas das causas que levam aos índices elevados de morbidade e mortalidade no mundo inteiro. 

O excesso de peso e a alimentação destacam-se como um dos principais fatores para o agravamento, das quais poderiam ser revertidos com uma alimentação adequada e estilo de vida mais saudável. Além disso, pessoas diabéticas podem ser susceptíveis a hipertensão por apresentarem perfis glicêmicos e lipídicos desfavoráveis. A alimentação assume, portanto, um papel importante colaborando tanto na redução da pressão arterial como no controle glicêmico e lipídico.O aumento da pressão sanguínea se dá, principalmente, pela contração dos vasos sanguíneos, onde ocorre o estreitamento dos vasos, dessa forma faz com que a pressão do sangue se eleve.

O Cloreto de Sódio ou sal de cozinha comumente utilizado e consumido nas refeições sempre foi considerado um dos principais vilões para o aumento da pressão arterial, mas outros fatores podem ser associados tais como o sedentarismo, genética, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool e de gorduras e principalmente produtos industrializados, dos quais possuem quantidades exageradas. Deve saber que o sódio, constituinte do sal de cozinha, é muito importante e essencial para manutenção do nosso organismo e é responsável por manter em equilíbrio os líquidos de dentro das células. 



Atualmente, as indústrias de alimentos encontram-se em grande desafio na diminuição do sal nos alimentos. O Ministério da Saúde mostra que os brasileiros chegam a consumir cerca de 12 g, sendo que o consumo ideal fica em torno de 5 g, quantidade recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Como forma de reduzir o consumo de sal pode ser sugerida a utilização de outros temperos para a preparação das refeições, como o alecrim, orégano, salsa, cebolinha, manjericão e principalmente o alho e a cebola. Muitos desses podem contribuir significativamente com a redução do sal, bem como a redução da pressão sanguínea.

Muitos alimentos podem contribuir com a diminuição desses sintomas ou mesmo na diminuição da pressão sanguínea. Os cereais podem contribuir na redução da pressão arterial. Entre estes se destacam as sementes de linhaça, gergelim, aveia, amaranto, entre outros. Em geral, os cereais possuem o mineral magnésio em suas composições, dos quais contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo a livre circulação do sangue. 

O amaranto é um dos cereais integrais que vem sendo estudado por sua propriedade anti-hipertensiva, além de possuir maior concentração de proteínas em relação ao arroz. Os grãos são ricos em aminoácidos, minerais, em especial o cálcio e possui em sua composição vitamina C, que atuam como antioxidantes. Como possui um alto valor nutritivo, estudos mostraram que o consumo regular de amaranto pode ajudar na redução da pressão sanguínea e ainda contribuir na diminuição dos níveis de colesterol, bem como contribui no controle da glicemia, pela ação antioxidante e ainda pode contribuir com a melhora do sistema imune e controle do peso. Como anteriormente informado, a hipertensão pode ser ocasionada tanto pela obesidade como por pessoas com diabetes. 


As frutas também podem ser consideradas aliadas na manutenção da pressão arterial e até mesmo na redução da hipertensão.As frutas das quais possuem grande atuação como anti-hipertensivos podem ser encontradas em diferentes trabalhos, dentre essas destacam-se romã, morango, amora e também o maracujá.

Em estudo recente realizado com a polpa de maracujá demonstrou-se que a ação anti-hipertensiva se dá principalmente pelas propriedades antioxidantes, como os compostos fenólicos, dos quais atuam principalmente nos processos oxidativos do nosso organismo. Este estudo foi realizado com ratos e constatou que com doses elevadas da polpa de maracujá reduziu significativamente a pressão arterial alta nos animais.

Vale ressaltar que os principais alimentos que possuem grande quantidade de sódio são os produtos industrializados, dos quais devem ser avaliadas suas quantidades previamente nos rótulos antes da compra, o que poderá fazer a grande diferença na escolha correta desses produtos e assim contribuir diretamente na redução crônica da pressão arterial e possivelmente na redução de outros tipos de doenças.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Aranha, JB. Hipertensão. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 06/07/2018.


Nenhum comentário: