segunda-feira, 2 de julho de 2018

Gengibre


Há quem não goste do sabor ou do aroma dessa especiaria, originária da Ilha de Java, segunda maior ilha da Indonésia. Segundo alguns historiadores, ele teria sido trazido para o Brasil pelos colonizadores holandeses, que usavam para fins terapêuticos.

Gosto e história à parte, o gengibre é um ingrediente básico da culinária asiática, considerado uma especiaria quente e picante, cada vez mais usado no Brasil. Ele pode ser consumido cru em fatias, em pó e até em conserva. Ao contrário do que se imagina, o gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. O gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio.

Benefícios do gengibre:

● Aumenta a imunidade;

● Previne o câncer;

● Combate a náuseas e enjoo de viagem, sendo tão eficaz quanto medicamentos para prevenir desconfortos durante as viagens;

● Auxilia na digestão e ajuda a aliviar a flatulência;

● Ajuda a combater tosses e resfriados, pois auxilia na liberação de catarro.

A quantidade de gengibre usada na culinária já é o suficiente para termos os efeitos benéficos para a saúde. Por exemplo, meia colher de chá de gengibre seco ou um pedaço pequeno já é suficiente para melhorar o enjoo relacionado a viagens.

O modo de armazenamento é um fator importante. Embrulhe o gengibre e conserve na geladeira para evitar que embolore ou fique ressecado. Se quiser, também pode congelar. Se optar pela forma em pó, compre pequenas quantidades e guarde em potes hermeticamente fechados.

Na prática, o aroma do gengibre dá um toque apimentado a refogados, peixes e também em bebidas e sobremesas, como bolo, torta e sorvete. Também combina com frutas, principalmente melão, pera, banana e pêssego.

Confira duas receitas com gengibre para você usar sempre e aproveitar de todos esses benefícios:

Salmão Grelhado com Gengibre

Ingredientes:

½ xícara de chá de suco de laranja
½ xícara de chá de molho de soja light
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de mel
4 filés de salmão

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o suco de laranja, o molho de soja, o gengibre ralado, o mel, a mostarda e o sal. Cubra os filés de salmão com o molho e deixe marinar por 30 minutos. Retire os filés de salmão da marinada. Grelhe os filés dos dois lados até que fiquem dourados, regando-os de vez em quando com o molho da marinada.

Rendimento: 4 porções

Bolo de gengibre com amêndoas

Ingredientes:

1 xícara de açúcar demerara
50 g de creme vegetal
300 ml de leite desnatado
2-4 pedaços de gengibre
100 g de uva-passa
100 g de farinha de trigo integral
100 g de farinha de trigo refinado
50g de farelo de aveia
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de gengibre em pó
25 g de amêndoas picada
Óleo para untar a forma

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC e unte uma forma. Em uma panela grande, aqueça ligeiramente o açúcar e o creme vegetal até ficarem líquidos. Junte o leite, o gengibre e a uva-passa. Tire do fogo. Em uma tigela, junte a farinha de trigo, a aveia, o fermento e o gengibre. Junte a mistura das farinhas à panela e mexa rapidamente. Coloque a massa na forma. Polvilhe com as amêndoas. Asse por 50 minutos ou até enfiar um palito no centro e ele sair seco. Deixe o bolo descansar na fôrma até ficar morno. Guarde em um recipiente hermeticamente fechado.

Rendimento: 15 fatias

Dica: para acentuar o sabor do gengibre, consuma o bolo após 3-4 dias.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

O Poder do Gengibre. Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 01/07/2018.

Nenhum comentário: