sexta-feira, 13 de julho de 2018

Como Armazenar os Alimentos na Geladeira


A falta de planejamento na hora de ir ao supermercado, a compra exagerada na feira ou o armazenamento incorreto dos alimentos levam ao desperdício. A geladeira é um eletrodoméstico muito interessante e revelador, pois pode mostrar como a pessoa lida com a alimentação. Algumas são vazias e outras lotadas. Nenhum dessas situações é a ideal quando se fala em hábitos saudáveis.

Por isso, aqui vai uma lista dos principais alimentos que devem ter maior atenção quando se pensa em armazenamento em geladeira:

Ovos: os ovos são sempre coringas para fazer várias receitas de almoço e café da manhã. Se a família é pequena, opte por comprar uma caixa de 6 unidades por vez.

Carnes: As carnes cruas devem ficar no congelador, mas para descongelá-las deve-se colocá-las sempre na prateleira mais fria da geladeira e com um pote embaixo para que o gotejamento de sangue e água não caia nas outras prateleiras da geladeira e nem em outros alimentos.

Embutidos: como têm elevada quantidade de conservantes, sua deterioração é mais difícil, portanto não é necessário um resfriamento tão intenso. Porém, cuidado: como são carnes estes alimentos também não devem ficar nem nas prateleiras baixas, nem na porta. Use a gaveta fria.

Verduras: para permanecerem frescas por mais tempo é preciso conservá-las com um pouco de umidade. Por isso, a gaveta de vegetais é o local perfeito na geladeira para guardá-las. Mantê-las em sacos plásticos, frouxamente amarrados e não lavar antes do uso são também boas medidas para manter o isolamento e evitar o acúmulo de bactérias.

Frutas sem lavar: devem ficar na gaveta de vegetais e envoltas em sacos plásticos, exceto as bananas e frutas cítricas que podem ficar livres.

Leite e iogurte: para não azedar devem ficar nas prateleiras mais frias da geladeira, que são geralmente as de cima.

Manteiga e queijos: devem ser guardados em potes hermeticamente fechados, na gaveta da geladeira, para não gelar, não perderem textura e nem ficarem rançosos.

Condimentos industrializados: são geralmente ricos em vinagre e sal, que não conservantes naturais, por isso podem ficar na porta da geladeira. São exemplos o ketchup, maionese, temperos para salada, azeitonas e conservantes de picles ou palmito.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Pare de jogar comida fora. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 12/07/2018.

Nenhum comentário: