segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Comer Bem Pode Ajudar Na Vista


Mas será que essas coisas são mesmo os melhores amigos dos olhos ou são apenas crendices populares? Será que a boa alimentação é determinante para a saúde ocular?

A vovó não estava errada, cenoura, ou melhor dizendo, o betacaroteno faz bem para a vista e, ser for orgânico, melhor. Mas é melhor que essa cenoura seja orgânica.

O betacaroteno não é um única substância presente em alimentos que faz bem aos olhos. É uma combinação. Por isso é importante fazer uso de cores variadas. Quanto mais cores, mais vitaminas e minerais você consegue e mais qualidade de saúde ocular terá.

Das vitaminas, as recomendadas para se manter boa visão são a A, E e C, presentes em alimentos de cores roxa, vermelha e alaranjada, como o açaí, a jabuticaba, a abóbora e o mamão. Elas são antioxidantes e combatem os radicais livres e o envelhecimentos dos olhos. Alimentos ricos em luteína e zeaxantina também são fantásticos antioxidantes.

São encontradas predominantemente nos vegetais amarelos, alaranjados, vermelhos e verdes; tais como nectarina, laranja, mamão, pêssego, brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, ervilha, milho, rúcula, dentre outros.

Dos minerais, os recomendados são o  zinco, o magnésio e o cobre. Das gorduras boas, o ômega 3 ajuda na lubrificação que auxilia no combate à síndrome do olho seco. O alho cru é bom para o glaucoma. Ele pode ser usado para temperar molhos de saladas e é eficaz na redução da pressão ocular e corporal por ter efeito vasodilatador.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. O glaucoma é uma das doenças mais comuns que afetam os olhos dos brasileiros. E ele pode ser evitado. Segundo a OMS, mais de um milhão pessoas sofrem desse mal no País. No mundo, 80 milhões serão atingidas em 2020.

O glaucoma é assintomático, na maioria dos casos. Desta forma, as consultas com o especialista devem ter uma frequência anual, a partir de 40 anos, já que este problema costuma ser desenvolvido em idades mais avançadas.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) preconiza que seja realizado um exame oftalmológico na infância, um na idade adulta, entre 30 e 40 anos. A partir dos 40 anos, a recomendação é de exame anual. Já pessoas com familiares portadoras de alguma doença ocular devem fazer exames periodicamente.

Recomenda-se controlar adequadamente o diabetes e a hipertensão arterial, que podem causar glaucoma secundário, chamado neovascular. E, para controlar o glaucoma, a diabetes e a hipertensão, além de medicamentos sob orientação médica, uma boa alimentação é fundamental.

Alimentos que contenham gordura trans são inflamatórios e devem ser evitados. Assim como os que têm corante, conservante e realçador de sabor (glutamato monossódico). Já as formigas da vovó, pode esquecer. É crendice. Elas não fazem bem para a visão. 



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Comer bem pode ajudar na visão. Ministério da Saúde. Disponível em: www.saudebrasilportal.com.br Acessado em: 12/08/2018.

Nenhum comentário: