sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Mastigação


Você já parou para pensar em quantas vezes você mastiga um alimento antes de engolir? Não? Então é melhor começar a contar.

Um estudo recente, publicado no American Journal of Clinical Nutrition comprovou que pessoas que mastigam mais a comida ingerem menos calorias, o que pode ajudar a controlar o peso e melhorar a saúde. As pessoas estudadas mastigaram 40 vezes os alimentos antes de engolir. A média de mastigação, na população em geral, é de 15. Com isso, os participantes consumiram 12% menos calorias, segundo os dados divulgados.

Outros inúmeros estudos já haviam mostrado o impacto da mastigação no menor consumo de calorias, e, consequentemente, na redução ou na manutenção do peso. O ponto crucial deste estudo foi que os cientistas conseguiram fazer uma conexão entre a quantidade de mordidas e os níveis de alguns hormônios que se comunicam com o cérebro, dizendo a hora de começar e a hora de parar de comer.

Um destes hormônios é a leptina, que é secretada pelo tecido adiposo e chega ao cérebro, desligando a ação da fome, além de estimular a queima de calorias. A leptina atua no hipotálamo (pequena estrutura localizada no cérebro, ligada ao sistema nervoso e ao sistema endócrino, que controla a maioria das funções endócrinas, comportamentais e emocionais do corpo humano) elevando o metabolismo, reduzindo o apetite e aumentando a secreção de insulina para levar energia às células musculares.

Outra substância que é influenciada pela mastigação é grelina, que estimula o apetite. Quanto maior o número de mastigações, menores os níveis do hormônio no sangue. Não é só no peso que a mastigação tem influência. Um estudo de 2008 publicado no Journal of Gastroenterology and Hepatology mostrou que pessoas com problemas dentários têm mais reclamações digestivas quando comparadas com pessoas saudáveis. Após a recuperação dos dentes ou tratamento, houve melhora dos problemas detectados na pesquisa.

 A digestão começa na boca

Agora que você já tem provas que mastigar bem é saudável, saiba que além do peso, uma mastigação correta tem impacto na saúde como um todo.

 Dicas: 

● Não encha o garfo de alimento. Coloque pequenas quantidades e coma o mais lentamente possível;

● Mastigue cada garfada de 30 a 40 vezes;

● Mantenha a boca fechada! Ao falar enquanto come ou comer de boca aberta, você vai engolir ar e com isso gases serão formados;

● Coma dos dois lados da boca. Mastigar de um lado só pode sobrecarregar a arcada dentária e causar problemas como dores de cabeça e desalinhamento dos dentes.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Mastigue pelo menos 30 vezes. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 09/08/2018.


Nenhum comentário: