quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Cuidados na Menopausa


Uma das mudanças que ocorrem no organismo das mulheres com a idade é a Menopausa. Essa etapa na vida das mulheres é uma das maiores preocupações femininas devido aos sintomas que ocorrem durante o período entre a perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

A menopausa geralmente ocorre entre 45 e 55 anos de idade, é caracterizada pela diminuição da atividade dos ovários, o que implica consequentemente também na redução da produção dos hormônios estrogênio e progesterona. É, portanto, um período de transição da fase produtiva à não produtiva que culmina na extinção da menstruação.

É nessa fase que ocorre grandes mudanças físicas e emocionais. Os sintomas típicos apresentados são calores, modificações do humor, distúrbios de sono, depressões, entre outros (a exibição e a intensidade destes sintomas é variável de mulher para mulher). Também é na pós-menopausa, ao longo prazo, que podem ocorrer o surgimento de várias disfunções relacionadas ao déficit hormonal, como por exemplo a osteoporose (pela diminuição da absorção de cálcio e da densidade mineral nos ossos), as doenças cardiovasculares e as doenças cognitivas, como o Mal de Alzheimer.

Além disso, em consequência da diminuição no metabolismo basal das mulheres, é normal que haja um aumento na taxa de colesterol e de triglicérides no organismo, o que também colabora com o aumento de peso e a prevalecia de acúmulo de gorduras na região abdominal. O aumento da taxa de colesterol e de triglicérides pode ser mais pronunciada quando outros fatores como tabagismo, sedentarismo e antecedentes familiares estão envolvidos.

Quais alimentos devem ser consumidos para a diminuição dos sintomas?

A soja é um dos alimentos mais estudados para a redução dos sintomas da menopausa, é também considerada como um alimento com alta qualidade proteica. Sua ingestão esta relacionada à prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose. A soja possui componentes fitoquímicos, como as isoflavonas (fitoestrogênio), que ajudam na diminuição da taxa de colesterol, aumentam a disponibilidade de minerais nos ossos e principalmente devido a sua semelhança ao hormônio sexual feminino auxiliam a aliviar os sintomas da menopausa. É também em virtude dessa semelhança estrutural e funcional que a isoflavona é capaz de realizar a reposição hormonal, neste caso, uma reposição natural. 



Os minerais como magnésio, fósforo, zinco, cálcio e ferro têm grande importância na manutenção dos ossos. Sendo assim, durante a menopausa, período em que nosso corpo tem principalmente a absorção de cálcio reduzida, aconselha-se que as mulheres insiram em sua dieta alimentos fontes desse mineral, como leite e seus derivados, folhas verdes escuras, gergelim, couve e amêndoas. No entanto, atente-se ao fato que alguns alimentos como o espinafre apesar de serem fonte de cálcio contêm em sua composição ácido oxálico, substância que limita a disponibilidade de minerais e que, portanto, impede que o cálcio seja absorvido pelo organismo.

O magnésio assim como o cálcio é outro mineral importante seja para prevenção da osteoporose ou para a manutenção de uma saudável estrutura óssea. Dados indicam que cerca de 50% de todo o magnésio necessário para o funcionamento adequado do organismo, destina-se ao tecido ósseo. Portanto uma dieta rica em soja, figo, ostra, amêndoa, espinafre, grão-de-bico, dentre outros faz se necessário quando o intuito é repor este mineral.

 O ferro é outro mineral vital para a saúde de nossos ossos, uma vez que está envolvido nos processos de maturação óssea. Assim recomendamos também que durante a menopausa a dieta seja enriquecida com alimentos ricos em ferro como os cereais, fígado de boi, soja, açaí, acelga, beterraba, entre outros sejam  consumidos.

Outros fatores que ajudam a diminuir os sintomas da menopausa e pós-menopausa são :

- Alimentação balanceada, para a manutenção do peso adequado;

- Exercícios físicos regulares, evitando a obesidade;

- Restrições de álcool e fumo, que são fatores que colaboram para a obesidade e riscos à saúde;

- Beber muita água (hidratação do corpo), evitando ressecamentos e aliviando as ondas de calor, que são os sintomas mais comuns.

Em geral, uma alimentação saudável, rica em nutrientes e mineral, junto com a prática de exercícios ajuda na manutenção e na realização das funções essenciais do nosso organismo.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Aranha, JB. Redobre seus cuidados na menopausa. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 16/10/2018.

Jesse, C. S. Terapia nutricional durante o climatério e menopausa. UNIJUÍ. 2012.

Lanzillotti, Haydée Serrão et al. Osteoporose em mulheres na pós-menopausa, cálcio dietético e outros fatores de risco. Rev. Nutr., Jun 2003, vol.16, no.2, p.181-193. ISSN 1415-5273.

SALGADO, Jocelem Mastrodi: Faça do alimento o seu medicamento: previna doenças. São Paulo: Ediouro, 2008.

Nenhum comentário: