segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Fatores que Influenciam a Alimentação do Idoso


O Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 29,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Desse total, 69,9% são independentes para o autocuidado e 30,1% têm alguma dificuldade para realizar atividades da vida diária, segundo estudo de 2017.

Se você tem 60 anos ou mais ou convive com pessoas nessa faixa etária, é importante rever a maneira de preparo dos alimentos para o dia a dia. A alimentação dos idosos é influenciada por três fatores: perda dentária, alteração nas papilas gustativas e diferenciação na absorção dos nutrientes necessários para uma vida saudável.

Geralmente quando falamos de nutrição, o idoso é esquecido e muitos acreditam que ele responde ao cardápio e absorve os nutrientes normalmente como um adulto de meia idade. Mas as coisas não funcionam dessa forma e tantos os idosos quanto quem cuida deles precisam ser informados.

Alteração dentária 

A mudança bucal influencia muito, como a perda de dentes, por exemplo. Uma refeição mais consistente pode se tornar complicada. Muitos idosos têm anemia porque nessa altura da vida se perde bastante o fator que produz a Vitamina B12 (encontrado especialmente em alimentos de origem animal, como peixes, carnes, ovos, queijo e leite). As pessoas acreditam que a anemia em um idoso ocorre por falta do ferro, mas a terceira idade precisa muito desse tipo de alimento para não ter deficiência dessa vitamina.

Paladar

A mudança no paladar pode levar ao exagero de sal e açúcar. O idoso muitas vezes acha a comida insossa ou menos doce e pede para adicionar mais sal e açúcar. É preciso ter cuidado porque isso acontece devido à perda de parte da capacidade das papilas gustativas. Vale lembrar também aos familiares e cuidadores que é preciso ter paciência, pois se trata de uma condição que o adulto de meia idade muitas vezes desconhece. Ele precisa se inteirar sobre o assunto e transmitir essa informação. Quando houver a demanda por mais sal, por exemplo, o ideal é fazer uso de temperos naturais, que ajudam a saborizar a refeição.

Absorção de nutrientes

A absorção de nutrientes e desidratação são outros fatores complicados na terceira idade. O idoso, na maioria dos casos, perde a sede. Muitas vezes temos até que prescrever água, pois ele só a bebe na hora de tomar o remédio. Eles desidratam muito rápido e é preciso tomar cuidado. E como a absorção de nutrientes é menor nesta fase da vida, é necessário que o idoso coma mais vezes ao dia, em menores porções. Outra necessidade é o banho de sol. As pessoas acreditam que só bebês precisam dele, mas o idoso precisa do sol para absorver melhor o cálcio, por exemplo.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Conheça os fatores que influenciam a alimentação de pessoas com mais de 60 anos. Ministério da Saúde. Disponível em: www.saude.gov.br Acessado em: 30/09/2018.

Nenhum comentário: