quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Saúde Bucal


Os problemas bucais ainda são alarmantes no Brasil, de acordo com a Federação Dentária Internacional, 30% do nosso país nunca realizou um tratamento dentário. Estudos mostram que não só a higiene, mas também a alimentação auxiliam no tratamento e na prevenção de desordens orais.

Os nutrientes fornecidos pela dieta possuem papel importante na nossa saúde oral; o esmalte dos dentes, por exemplo, possui 90% de sua composição por fosfato de cálcio cristalizado, enquanto a dentina responsável pelo suporte do esmalte é composta de colágeno. A maioria dos problemas bucais ocorre devido ao acúmulo de bactérias sobre a superfície dos dentes, o que é chamado de placa.

Dicas nutricionais

● As cáries são um problema desde a infância e a ocorrência delas só aumenta com o passar da idade, para evitar o aparecimento de cáries diminua o consumo de carboidratos fermentáveis, como açúcar refinado, pão branco, refrigerantes e doces em geral. Estudos mostram que consumir esses alimentos mais do que 4 vezes ao dia elevam os riscos do aparecimento de cárie.

● O suco de cranberry tem sido estudado na prevenção de cáries e periodontite. Esta fruta, pouco conhecida ainda, possui fitoquímicos que inibem a proliferação de bactérias presentes na boca que podem levar ao surgimento das cáries.

● Outro aliado na prevenção das cáries, é o café, por possuir trigonelina, impede a formação das placas. Estudos mostraram que este efeito é notado em pessoas que consumem 3 ou mais xícaras por dia, porém o consumo deve ser moderado (até 3 xícaras por dia) em pessoas saudáveis.

● Substâncias presentes no chá verde possuem ação bactericida contra bactérias da boca, impedindo a aderência das mesmas à superfície dos dentes, aumente a ingestão deste chá no seu dia a dia.

● Consuma mais ervas o alecrim, por exemplo, possui atividades antimicrobianas, pois contem óleos essenciais e flavonoides, que impedem o crescimento de bactérias na mucosa oral.

● O consumo exagerado de alimentos contendo ácidos, como fosfórico e carbônico, presentes em alimentos como refrigerantes, aumentam a exposição dos dentes à erosão.

● Pessoas com periodontite ou inflamação gengival, precisam de uma alimentação rica em nutrientes anti-inflamatórios, como o caso do ômega 3 (peixes, linhaça), que reduz as protaglandinas, responsáveis pelo processo inflamatório.

● O vinho tinto por possuir catequinas, apresenta atividade antimicrobiana, porém o consumo exagerado de álcool é prejudicial para os dentes e para a saúde do indivíduo, não exagere, 1 taça por dia é suficiente.

● Aumente o consumo de alimentos fonte de vitamina C (acerola, laranja, morango, folhosos verde escuro), a deficiência desta vitamina aumenta a permeabilidade da gengiva e a entrada de micro-organismos.

● O consumo de vitamina A (cenoura, abóbora, manga, pêssego, mamão) é importante não apenas para saúde ocular, mas bucal também, por controlar a secreção de glicoproteinas que aumentam a aglutinação das bactérias, levando-as a destruição.

● A vitamina D (ovos, peixes como sardinha e atum, leite) é fundamental para a saúde dos ossos, uma vez em que estimula os osteoblastos a produzirem células ósseas, sendo importante no tratamento das periodontites.

● Uma alimentação pobre em ferro (carnes, frango, peixe, ovos, feijões), pode gerar estomatites, dores na gengiva, dificuldade para engolir. Para aumentar a absorção recomenda-se o consumo de vitamina C bem como vitaminas do complexo B (aspargos, feijão, vegetais folhosos, ovos, nozes, amêndoas).

● A gengivite crônica pode estar relacionada a níveis baixos de zinco no sangue, aumente o consumo de frutas secas, leite, nozes, peixes, gérmen de trigo, feijões.

● A deficiência de riboflavina (vitamina B2), folato e ferro também está relacionada com quadros de queilite angular, um processo inflamatórios localizado no ângulo da boca, caracterizado por fissuras.


Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: