segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Whey Protein e Acne


Assim como os demais derivados de leite (e o leite propriamente dito), o whey protein (proteína a base de soro do leite de vaca) pode sim predispor e piorar o quadro da acne por 2 razões:

● Aumento do IGF-1: hormônio responsável pela replicação celular e piorando inflamação da pele acneica. O IGF-1 também aumenta a oleosidade da pele

● Aumenta liberação de insulina. A hiperinsulinemia é um dos contribuintes do aparecimento e piora dos quadros da acne.

O whey protein concentrado é ainda pior que o isolado, pois contém mais dos hormônios do leite intactos, o que contribuem pra acne. Mas ambos podem piorar o caso, então, não se iludam! Indo mais além, vocês já checaram a proteína que andam tomando? Muitos “wheys” do mercado contem adoçantes artificiais, corantes, frutose e outros ingredientes que podem levar ao aparecimento de espinhas e criar um ambiente mais “tóxico” e4m seu corpo, aumentando inflamação de nossas células. Mesmo se o seu whey seja do tipo “clean”, daqueles sem corantes e adoçantes artificiais, ainda sim se você sofre com as espinhas, pode ser que tenha que evitá-los!

E quanto à proteína isolada de soja?

Também não costumo recomendar nesses casos, já que o fitoestrógeno presente tem atividade estrogênica, que também pode piorar o quadro.

E quanto à proteína da carne isolada/em pó? Pode ser uma alternativa ao uso do whey protein para aqueles que buscam alternativas rápidas e práticas de consumirem proteínas ao longo do dia e/ou pré/pós treinos. Mas de qualquer maneira, é importante consultar o nutricionista a respeito.

Quais outras alternativas ao uso do whey então nesses casos?

Sem dúvida os alimentos proteicos como ovos, frango, peixe, carne vermelhas magras, continuam sendo boas fontes de proteína no planejamento. Leite e derivados de leite (de vaca) são os primeiros a serem evitados nos casos de acne. Peixes mais ricos em ômega-3 são ótimos pois o aumento do consumo dessa gordura, em detrimento do consumo de ômega-6 melhora o processo inflamatório do corpo como um todo, ajudando no tratamento da acne.

E quanto ao meu shake proteico pós treino?

Proteínas veganas como os blends de arroz/batata com ervilha são ótimas alternativas, e os trabalhos já mostraram resultados similares quanto ao ganho de massa muscular comparado com o uso do whey protein. Lembrem-se que não necessariamente você precisa de um shake líquido como repositor. O consumo de uma refeição sólida proteica e equilibrada pode ser uma alternativa sim. Além do mais, nem todo mundo tem grana (ou indicação do uso) de suplementos proteicos em pó, e nem por isso deixam de ter resultados com as mudanças de composição corporal que almejam.

Resumindo: há ligação sim do consumo frequência do whey com acne, mas a consulta com um Nutricionista se faz necessária pra avaliar dosagem, frequência e grau da doença e ajustes na dieta como um todo.

Além do Nutricionista, o trabalho do dermatologista é fundamental, ok?

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: