quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Sedentarismo


Um levantamento recente, realizado pelo Ministério do Esporte, revelou que 45,9% dos brasileiros são sedentários. Isto é, quase metade da população não pratica nenhum tipo de atividade física.

A pesquisa mostrou também que o sedentarismo aumenta nos mais velhos, o que é mais grave. A idade é um fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto, fatores de risco para eventos cardiovasculares, como infarto e derrame.

Sedentarismo é a falta ou a realização de pouca atividade física. Na verdade, o conceito de uma pessoa sedentária tem relação com a quantidade de calorias que ela gasta semanalmente, seja em atividades esportivas ou nas tarefas do dia a dia. Para ser considerada uma pessoa ativa é preciso queimar 2.200 calorias por semana, ou cerca de 300kcal por dia.

O sedentarismo mata cerca de 5,3 milhões de pessoas, por ano, em todo o mundo. É a segunda causa de morte, perdendo apenas para a hipertensão. Estima-se que 1 a cada 10 mortes pode ser atribuída à inatividade física.

Além de atingir órgãos vitais como coração, cérebro, entre outros, o sedentarismo impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos, que se tornam mais frágeis, prejudicando a flexibilidade e movimentos.

A atividade física regular reduz o risco de doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão, entre outras. Além disso, a prática esportiva aumenta a energia para o dia a dia, controla o peso e as taxas de açúcar e colesterol no sangue.

Atividade Física x Exercício Físico

A atividade física é qualquer movimento do corpo que provoque gasto energético. Já o exercício físico é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar modalidades esportivas, como dança, lutas, jogos, etc. Ambos promovem a queima de calorias, porém em níveis diferentes.

Quer se tornar uma pessoas ativa?

Para quem tem a agenda cheia de compromissos, o melhor é praticar uma atividade física de 30 minutos por dia, todos os dias da semana. Caminhar, andar de bicicleta, usar as escadas, passear com o cachorro, brincar com as crianças, etc.

Para quem pode dedicar mais tempo, o ideal é praticar 60 minutos, de 3 a 5 vezes por semana. Lembre-se: você tem que gostar da atividade física que escolher.

Recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Cada faixa etária possui uma recomendação diferente para a atividade física:

Crianças de 5-17 anos: 60 minutos de atividade física moderada a intensa, diariamente. Além disso, a maior parte da atividade física deve ser aeróbica.

Adultos a partir dos 18 anos: 150 minutos de atividade aeróbica moderada a intensa durante a semana.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Você fica muito tempo sentado? Revista Meu Prato Saudável, n. 30, 2015.

Nenhum comentário: