segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Pães


O melhor pão é o feito em casa. Mas, se não é possível encarar uma produção caseira, é mais saudável optar pelos pães preparados em padaria sem aditivos conservantes. Os pães integrais (100% integrais ou com adição de variados grãos) também são uma boa opção porque contém maior quantidade de fibras.

É importante estar atento à lista de ingredientes e escolher sempre os pães que contenham o mínimo de conservantes, aditivos ou outras substâncias semelhantes.

Sugere-se o consumo moderado de pães do tipo caseiro, francês ou integral, pois têm sua importância na alimentação (fornecem energia para o organismo). Já os pães que trazem aditivos químicos, como o pão de forma, o pão do tipo bisnaguinha, o pão de hambúrguer e o de cachorro quente, devem ser evitados.

Processado ou ultraprocessado?

A lista de ingredientes disponível no rótulo dos pães permite identificar o grau de processamento do alimento. Os pães elaborados com ingredientes básicos como farinha, água, sal, açúcar e grãos são processados. Já aqueles que contenham em sua lista de ingredientes aditivos como conservantes, emulsificantes e estabilizantes são caracterizados ultraprocessados.

O pão caseiro e o pão francês são feitos à base de farinha de trigo, sal, água ou leite e fermentos - alguns podem conter também grãos, como aveia e linhaça, ou ovos. Esses pães tem o consumo indicado, pois foram elaborados basicamente a partir de um alimento minimante processado (farinha de trigo) e adicionados de sal.

Devem ser evitados os ultraprocessados, em geral feitos por indústrias de grande porte. Esses pães incluem diferentes ingredientes em excesso, como sal, açúcar, gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial.

Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Essa é a regra de ouro para uma alimentação adequada e saudável.

Francês ou de forma: qual o tipo de pão mais saudável?

Muitas pessoas podem preferir consumir o pão de forma em vez do pão francês, por exemplo, por achar que é uma opção mais saudável ou light. Entretanto, ao comparar a receita desses dois produtos, verifica-se o contrário:

● O pão de forma traz entre os ingredientes quatro aditivos químicos.

● O açúcar é o segundo ingrediente mais presente no pão de forma, enquanto no pão francês é o quarto de cinco ingredientes.

● O sal é quarto ingrediente do pão de forma e o último do pão francês.



Em ambos o principal ingrediente é a farinha de trigo, pois o primeiro ingrediente listado indica que está presente em maior quantidade no produto – o último, em menor. Assim, nota-se que o pão de forma possui mais aditivos e maiores quantidades de açúcar e sal que o pão francês. Portanto, para o consumo diário, o pão francês deve ser priorizado.

O consumo excessivo de sódio aumenta o risco de doenças do coração, enquanto o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de cárie dental, obesidade e várias outras doenças crônicas.

Evite os aditivos alimentares

Embora cada aditivo incluído nos pães industrializados tenha que passar por testes e ser aprovado por autoridades sanitárias, os efeitos de longo prazo sobre a saúde e o efeito cumulativo da exposição a vários aditivos nem sempre são bem conhecidos pela ciência.

Os aditivos são responsáveis por promover maior durabilidade, sabor, maciez, cor, crocância e outras características aos produtos. Quanto maior o tempo de validade do produto, mais aditivos ele contém.

O consumo indiscriminado destes aditivos, como antioxidantes, corantes, conservantes, edulcorantes e aromatizantes, pode provocar o surgimento de alergias infantis e há estudos que relacionam o consumo dos aditivos com o câncer, doenças de Parkinson e Alzheimer, além de resistência insulínica e hipertensão.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Como escolher o tipo de pão mais saudável. Ministério da Saúde. Disponível em: www.saude.gov.br Acessado em: 28/10/2018.



Nenhum comentário: