sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Maçã


Recentemente cientistas da Universidade americana de Illinois descobriram que a sabedoria popular nem sempre é mito. A ideia de que uma maçã por dia mantém o médico longe foi sustentada pelos pesquisadores.

Segundo os estudos realizados, as fibras solúveis contidas na maçã, aveia e castanhas podem fortalecer o sistema imunológico (mecanismos pelos quais um organismo se defende), bem como reduzir inflamações associadas a doenças cardiovasculares, aterosclerose e obesidade.

Segundo o cientista Gregory Freund, da Universidade de Illinois, estes alimentos detentores de fibras solúveis são capazes de modificarem o perfil imunológico ao induzirem o aumento de proteínas pró-inflamatórias interleucina-4. No nosso organismo a interleucina dá origem às células anti-inflamatórias e de cura.

Os testes foram realizados em ratos alimentados com baixo teor de gordura. Um dos grupos ingeriu apenas fibras solúveis enquanto o outro grupo apenas fibras insolúveis. Em seguida os pesquisadores infectaram esses animais com uma bactéria.

Ao termino do experimento os pesquisadores observaram que os ratos alimentados com fibras solúveis ficaram menos doentes e se recuperaram 50% mais cedo do que os ratos que ingeriram apenas fibras insolúveis.

A pesquisadora Christina Sherry comenta que a partir deste estudo os cientistas puderam obter duas lições valiosas, a primeira, já citada, é que as fibras solúveis têm efeito direto sobre o sistema imunitário. E a segunda é que a quantidade de fibras solúveis ideal para promover os benefícios são teores acessíveis nos próprios alimentos (28-35 g do total de fibras) e não quantidades farmacológicas.

Outro estudo que comprovou a capacidade de modulação do sistema imune através da ingestão de fibras solúveis foi à pesquisa realizada em conjunto pelas universidades brasileiras UNIMEP e UFSCAR. Os pesquisadores partiram do pressuposto que atletas com dieta deficiente em carboidratos possuem maior suscetibilidade a infecções oportunistas. E que, portanto, a suplementação com fibras solúveis poderia aumentar a resistência destes atletas através da modulação do sistema imunológico. Para tal os pesquisadores enriqueceram a dieta de ratos submetidos a exercício físico exaustivo com farelo de aveia. Os testes concluíram que os ratos que receberam a dieta contendo aveia (fonte de fibras solúveis) apresentaram um aumento na produção de células de defesa e, portanto, tornaram-se mais resistentes a infecções oportunistas.

A pesquisa ainda indicou que o consumo de fibras solúveis- como as contidas no farelo de aveia- são capazes de modular alguns processos metabólicos e bioquímicos ligados a práticas de exercícios, como, por exemplo, o aumento do conteúdo de glicogênio muscular, o qual quando disponível confere maior desempenho aos atletas durante a prática de exercícios de longa duração.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Biazotto, FO. Uma maçã por dia mantém o médico longe. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 03/01/2019.

Nenhum comentário: