segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Chá Verde e Musculação


O estudo The effects of green tea consumption and resistance training on body composition and resting metabolic rate in overweight or obese women trata sobre o emagrecimento e o aumento no gasto calórico quando consumido o chá verde em pó solúvel, e a contribuição do exercício físico, no caso a musculação, para que estes fatores tenham uma significância ainda maior.

O grupo que participou deste estudo foram mulheres de 20 a 40 anos com sobrepeso ou obesidade grau I (IMC de 25 – 35 kg/m2).

As voluntárias realizaram inicialmente (durante um mês) uma dieta de 1.200 kcal para que entrassem em efeito platô (limite onde não há mais perda de peso). Esta seria a garantia de que se houvesse emagrecimento, este realmente seria devido ao consumo de chá verde.
 Houve a divisão em 4 grupos, sendo estes: grupo 1 – chá verde; grupo 2 – placebo; grupo 3 – chá verde mais exercícios resistidos; grupo 4 – placebo mais exercícios resistidos. Cada grupo realizou diversos testes como exames de sangue, taxa metabólica de repouso (TMR) (referente ao gasto calórico diário) bioimpedância elétrica (mensuração da massa magra, massa de gordura e percentual de gordura), circunferência da cintura, peso e altura (para determinação do IMC) pré e pós o consumo dos produtos.

 No período de estudo foi evidenciado que o uso de placebo não influenciou em qualquer das variáveis estudadas (grupo 2).

O uso do chá verde auxiliou na perda de peso corporal (-5,7 kg), diminuição da circunferência da cintura (-5,8 cm), perda de gordura corporal e manutenção da massa magra (grupo 1).

O exercício físico (grupo 4) contribuiu para o aumento da massa muscular, aumento significante da TMR, diminuição da circunferência da cintura, diminuição nos níveis de triglicerídeos e diminuição da gordura corporal, mas, esta última variável, em nível inferior ao que o consumo isolado de chá verde proporcionou.

O consumo de chá verde aliado ao exercício físico de resistência (grupo 3) apresentou ser a melhor opção para a mudança significativa na composição corporal: maior diminuição da circunferência da cintura (-9,2 cm), com maior diminuição de gordura corporal (-9,7 kg), maior aumento de massa magra (+6,6 kg), maior diminuição do percentual de gordura (-10,3%) e maior diminuição nos níveis de triglicerídeos sanguíneo (- 37.6mg/dL).

Com um tempo prolongado, pode ocorrer uma perda de massa corporal devido ao efeito termogênico do chá verde e o aumento da TMR proporcionado pelo ganho de massa magra através da musculação.

Portanto, o consumo de chá verde é uma alternativa saudável de emagrecimento, já que este alimento funcional auxilia para que a gordura corporal seja utilizada como fonte de energia predominante durante a prática de exercícios físicos.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Cardoso, GA.; Salgado, JM.; Cesar, MC.; Donado-Pestana, CM. The effects of green tea consumption and resistance training on body composition and resting metabolic rate in overweight or obese women. Journal of Medicinal Food, 2012. 

Cardoso, GA. Emagreça tomando chá verde e fazendo musculação. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 27/01/2019.

Nenhum comentário: