sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Alimentos x Acne


A influência da alimentação no desenvolvimento ou no agravamento dos quadros de acne sempre foi um assunto controverso. Estudos recentes demonstraram evidências de que a dieta pode sim influenciar, direta ou indiretamente, no surgimento da acne.

O desenvolvimento da acne depende de vários fatores, sendo um deles o ambiental, como alimentação. Alimentos que contribuem para o aumento da produção de sebo podem aumentar a chance de desenvolver acne ou até piorar o quadro do problema já existente.

Alimentos como o leite e derivados, poderiam estimular a produção de sebo diretamente e, consequentemente, estimular a formação da acne.  Os pesquisadores relacionam o consumo de leite e derivados com o aumento nos níveis do fator de crescimento insulina-símile 1 (IGF-1) no sangue. O IGF-1 parece estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Outras pesquisas mostram que o consumo de leite fermentado enriquecido com lactoferrina reduz a inflamação e melhora o quadro de acne.

Apesar do leite e derivados aumentaram a acne, são alimentos importantes, principais fontes de cálcio da dieta. Portanto, a dica é alternar o consumo de leite de origem animal com o de origem vegetal, por exemplo, além de escolher as versões sem gordura dos laticínios e o leite desnatado.

O chocolate é outro vilão da acne, principalmente quando possui uma grande quantidade de gordura. A recomendação é reduzir o consumo e sempre escolher aqueles com maior teor de cacau (mais de 60%).

Os estudos mostram que quanto mais rica em gorduras ruins e açúcar a dieta, maior a tendência a desenvolver a acne. As pesquisas mostram que nos países orientais a incidência de acne é menor quando comparada aos países ocidentais e a dieta é um dos principais fatores que elevam o risco de desenvolver o problema.

Dicas para manter sua pele lisinha e longe da acne:

1- Capriche no consumo de alimentos fontes de ômega-3.  Esse nutriente é capaz de modular a resposta inflamatória. Os peixes são as melhores fontes.

2- As vitaminas B6 e A são importantes para reduzir as lesões. As vitaminas do complexo B ajudam a reduzir o sebo e a A é fundamental para manter a pele íntegra. Que tal comer mais cenoura, umas castanhas (com moderação) e caprichar nos cereais integrais, eles são excelentes fontes dessas vitaminas.

3- O zinco é um mineral importante para a saúde da pele. Carnes magras e peixes irão ajudar nessa tarefa.

4- Passe longe dos fast foods e adote as frutas, verduras e carboidratos integrais na sua alimentação.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Alimentação pode provocar acne ou piorá-la. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 23/01/2019.

Nenhum comentário: