domingo, 12 de julho de 2020

Banana Verde


A banana é um dos frutos mais consumidos no mundo e aqui no Brasil temos uma vasta produção.

Estudos apontam que conforme a banana amadurece seus nutrientes vão ficando em menores concentrações, por isso decidiu-se estudar o consumo e as propriedades da banana verde. A banana verde quando cozida apresenta altos teores de amido resistente, este age como as fibras, não é digerido e nem absorvido pelo organismo, sendo fermentado no intestino pelas bactérias benéficas servindo como fonte de energia para elas. Além disso, este amido auxilia na integridade da mucosa intestinal impedindo o aparecimento de doenças e o desenvolvimento de bactérias patogênicas. Outro resultado interessante é que a banana verde pode ser uma opção para os diabéticos, uma vez que possui baixo índice glicêmico, ou seja, quando consumida não causa pico na glicemia, liberando lentamente a glicose no sangue.

Pesquisas revelam que a banana verde pode auxiliar na prevenção de algumas patologias como câncer colorretal, uma vez que o consumo de banana verde aumenta a funcionalidade intestinal diminuindo a exposição às substâncias tóxicas, pelo efeito do amido resistente que aumenta o bolo fecal aumentando o transito intestinal. Além disso, algumas pesquisas mostram que a farinha de banana verde pode auxiliar no tratamento de diarreia, dispepsias e úlceras pépticas, diminuindo o tempo de internação e complicações decorrentes da doença.

A melhor maneira de se obter os nutrientes necessários da banana verde é através da fabricação da farinha ou da polpa de banana verde. As farinhas são obtidas pelo processo de secagem natural ou artificial das bananas verdes que depois são trituradas. Já a polpa de banana verde é obtida pelo cozimento da banana, conhecida como biomassa de banana verde. Ambas podem ser utilizadas em preparações, como bolos, biscoitos, sucos entre outros, com os mesmos resultados nutritivos.

A utilização e substituição do consumo de farinha branca por farinha de banana verde pode auxiliar no controle de peso, uma vez que esta farinha também é responsável por aumentar a saciedade, os estudos obtiveram maiores resultados quando a farinha de banana verde foi consumida no período da tarde ou à noite.

Aqui temos uma deliciosa receita de bolo que leva farinha de banana verde:

BOLO DE BANANA VERDE

Rendimento: 10 fatias

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de óleo de coco
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de açúcar orgânico ou demerara
  • 1 xícara (chá) de farinha de banana verde
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:

No liquidificador bata o óleo e os ovos. Misture o açúcar e a farinha e junte a mistura do liquidificador mexendo com uma espátula. Agregue delicadamente o fermento em pó e despeje em uma forma redonda untada e enfarinhada. Asse em forno médio, pré aquecido por 30 minutos ou ate que enfiando um palito, este saia limpo.

Dica: Se desejar e optar por outra farinha sem glúten, adicione 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde amolecida; dessa forma o bolo ficará úmido e mais saboroso.

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: